Wednesday 6 April 2022

Deus de Betel

Cada um dos inúmeros títulos que Deus recebe na Bíblia enfatiza algum aspecto específico deste grande Deus que é nosso Pai. Alguns destes títulos são repetidos muitas vezes — “Deus de Israel”, por exemplo, aparece mais de 200 vezes na Bíblia. Mas outros aparecem só uma vez nas Escrituras, entre os quais está “o Deus de Betel” (em Gênesis 35:7 aparece a forma composta deste título: “E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel”).


O significado do nome “Betel” (Casa de Deus) é importante, mas o contexto (Gn 31:12-13) onde este título é usado destaca outra coisa — a fidelidade de Deus para com os Seus servos. Lendo Gênesis 31 percebemos que Jacó estava desanimado, sentindo que Labão se aproveitava dele. Parecia que ele trabalhava em vão, e que era constantemente enganado pelo seu sogro (v. 7). Mas Deus interferiu nesta história, e revelou-Se a Jacó como “o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde Me fizeste um voto” (veja Gn 28:20-22). E este Deus de Betel diz a Jacó: “Eu tenho visto tudo o que Labão te fez”.


É como se Deus estivesse dizendo: “Jacó, você lembra de Betel? Eu lembro! Ali você ungiu uma coluna como sinal do voto que você fez comigo. Em Betel você escolheu ficar do Meu lado. E, apesar das suas muitas falhas e erros desde aquele dia, Eu não me esqueci de você. Aliás, Eu nunca esqueço daqueles que são Meus. Não fique desanimado — Eu, o Deus de Betel, tenho visto tudo o que Labão te fez!”


Que incentivo para nós hoje! Se a luta está pesada e difícil, lembre do Deus de Betel. Você creu no Senhor Jesus e recebeu a vida eterna? Você testemunhou disto publicamente pelo batismo? O Deus de Betel lembra destas coisas, e nunca desampara aqueles que se entregam nas mãos dEle.


Mesmo “se formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-Se a Si mesmo” (II Tm 2:13).


“Eu sou o Deus de Betel — Eu tenho visto tudo que te fizeram”




© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?