Em Êxodo 28 lemos duas vezes de Arão levando os nomes dos filhos de Israel: "Arão levará o seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do Senhor … Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente" (Êx 28:12, 29).
Arão, o primeiro sumo-sacerdote de Israel, é uma figura de Cristo como nosso Sumo Sacerdote eterno. O fato dele levar os nomes das doze tribos sobre seus ombros nos faz lembrar de como nosso Sumo Sacerdote, o Senhor Jesus Cristo, nos sustenta e nos carrega na nossa jornada pelo deserto; o fato dele levar os nomes dos filhos de Israel sobre o seu coração nos lembra de como nosso Sumo Sacerdote nos ama com amor eterno e imutável.
Repare também onde eram fixadas as pedras preciosas com os nomes das doze trios. Tanto o éfode (a peça do vestuário onde eram fixadas as ombreiras) quanto o peitoral (a peça onde eram fixadas as doze pedras sobre o peito de Arão) eram feitas dos mesmos cinco materiais: “ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino” (Êx 28:5, 6, 8, 15).
O ouro fala da divindade do Senhor. O azul nos lembra que Ele é do Céu. A púrpura (cor que somente reis e imperadores podiam vestir) nos lembra que Ele é Rei. O carmesim nos lembra do Seus sangue derramado. E o linho fino torcido (um tecido branco e puro usado pela classe nobre) representa a santidade do Seu caráter.
Ao contemplar Arão carregando os nomes nos filhos de Israel nos seus ombros e no seu coração para dentro do santuário, Deus está nos lembrando que nosso Sumo Sacerdote, o Senhor Jesus Cristo, “está à direita de Deus e … intercede por nós” (Rm 8:34). Aquele que disse para Pedro: “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lc 22:32), continua até hoje rogando por nós na presença de Deus.
Que pensamento precioso! Contemple-O hoje pela fé. Pense no éfode e no peitoral de Arão, e medite em Jesus Cristo na Sua divindade (ouro), habitando na glória dos Céus (azul), assentado sobre o Seu trono eterno (púrpura). Lembre que este glorioso Deus Se fez homem, e após dar um testemunho de vida perfeito (linho fino torcido), entregou Sua vida na cruz por amor a nós (carmesim). E na glória do Seu sacerdócio, Ele nos carrega nos ombros e no coração, “para memória diante do Senhor continuamente”!
Ah, irmãos, não é verdade que isto é tudo que precisamos para enfrentar as tempestades e as provações desta vida? Que Deus nos ajude a confiar mais na intercessão do nosso Sumo Sacerdote, e em gratidão, desejarmos ser fieis a Ele:
Leva tu contigo o nome
De Jesus, o Salvador;
Este nome dá conforto
Sempre, seja onde for.
Leva sempre o santo nome
Para bem te defender;
Ele é arma ao teu alcance
Quando o mal de aparecer.
(H. e C. 98)
© 2022 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment