Quarta-feira, 11/11/2020
Obadias — Meditações 213
Sexta-feira mencionei, dentro de um contexto maior, o pequeno livro de Obadias (o menor livro do VT). Hoje apresento um pequeno detalhe sobre este livro, para quem quiser meditar mais nisto.Lembro até hoje a primeira vez que ouvi uma pregação baseada no livro de Obadias. Era uma quarta-feira, no ano de 1982 (eu tinha 13/14 anos). Relendo as anotações que fiz daquela reunião, percebi que tinha esquecido de quase tudo que meu pai pregou aquela noite — a não ser por um detalhe. Nuca esqueci o paralelo que ele traçou entre a luta de Edom com Israel e a luta entre a carne e o espírito.
O livro de Obadias é uma mensagem a Edom (os descendentes de Esaú), condenando-os por não terem se compadecido de Israel (descendentes de Jacó, irmão de Esaú). Quando foi escrito, Edom estava “por cima” — mas o livro garante que Israel será vitorioso, e termina com esta frase: “O reino será do Senhor”!
Se quiser, leia os 21 versículos deste livro, vendo em Edom uma figura da carne e em Jacó uma figura da nossa natureza espiritual. Veja aqui retratada toda a maldade da nossa velha natureza — ela é orgulhosa (v. 3), violenta (v. 10) e zombadora (v. 12). É impossível reformá-la ou educá-la — mas ela será completamente exterminada quando chegarmos no Céu (v. 4-9, 16-18).
A luta é real e terrível — a vitória é garantida! Que nenhum de nós desista desta guerra!
“Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor … Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm caps. 7 e 8).
© 2020 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment