Monday 23 November 2020

Tomou pão — Meditações 225

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Segunda-feira, 23/11/2020

Tomou pão — Meditações 225

Ocorrências de palavras ou assuntos

Em três contextos diferentes lemos que o Senhor Jesus, durante a Sua vida terrestre, tomou [lambano] pão. Estas três situações apresentam um quadro sobre os nossos relacionamentos aqui na Terra, e como Deus nos fornece aquilo que nos permite servir aos outros.

a. Servindo nossos semelhantes (Mt 14:19). Diante de uma multidão incrédula, o Senhor foi “possuído de íntima compaixão”. Curou os seus enfermos, ensinou-lhes a verdade, e depois multiplicou pão para saciar a fome deles: “Tomou os cinco pães e os dois peixinhos, e, erguendo os olhos ao Céu, os abençoou, e partindo os pães, deu-os as discípulos, e os discípulos à multidão”. Que nós também tenhamos compaixão dos perdidos ao nosso redor.

b. Servindo ao Senhor (Lc 22:19). Diante dos discípulos, lemos que o Senhor Jesus, “tomando o pão, partiu-o, e deu-lho”, instituindo assim a Ceia. Por isso valorizamos tanto a Ceia do Senhor, quando anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha.

c. Servindo aos santos (Jo 21:13). Após a Sua ressurreição, encontrando sete de Seus discípulos que não tinha o que comer (v. 5), o Senhor Jesus “tomou o pão, e deu-lhes”. Logo depois Ele enfatizou para Pedro a necessidade de apascentar os cordeiros de Cristo.

No primeiro e no último caso, havia pão e peixe; no contexto central, pão e vinho. Através destes três contextos Deus nos ensina que, em qualquer esfera, o pão que precisamos para servir ao Senhor vem da Sua própria mão. Seja para as necessidades espirituais dos perdidos (como na multiplicação dos pães), seja nas reuniões dos santos quando queremos adorar a Deus (como na Ceia), seja apascentando nossos irmãos e irmãs, o Senhor mesmo pode suprir o que é necessário para que possamos servi-lO.

“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra, conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça” (II Co 9:8-11).


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?