Tuesday 24 November 2020

O amor não se ufana — Meditações 226

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Terça-feira, 24/11/2020

O amor não se ufana — Meditações 226

É assim que a Atualizada traduz a expressão “não trata com leviandade”(I Co 13:4), pois o sentido da palavra original está ligado à vanglória. Quem realmente ama demonstrará a beleza desta quarta rosa no buquê do amor: seu amor nunca a levará a considerar-se superior, mas sempre se manifestará em humildade.

Novamente, o exemplo perfeito desta qualidade do amor é o nosso amado Salvador. E que exemplo — quando tentamos falar sobre a humildade do Senhor Jesus, é difícil saber por onde começar!

Temos as profecias sublimes do VT — por exemplo, Zacarias 9:9: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, justo e salvador, pobre, e montado sobre um jumento”. Um Rei glorioso — e pobre!

Temos as afirmações majestosas e profundas do NT — por exemplo, Filipenses 2:5-11. Subsistindo em forma de Deus, Ele “fez-Se a Si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens”! Pense na profundidade destas expressões. E como se isso ainda fosse pouco, o Espírito Santo leva Paulo a acrescentar: “E, achado na forma humana, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”!

Também temos os relatos tocantes e simples da vida cotidiana dEle nesta Terra. Veja como Seu nascimento foi discreto: “E deu à luz a seu Filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc 2:7). Veja-O aproximar-Se de João Batista para ser batizado por Ele, ou sentar-se à beira de um poço no calor do dia para conversar com uma mulher Samaritana, e trazer-lhe bênção eterna. Veja as criancinhas correndo ao Seu encontro, sem reservas diante do Criador do Universo, e Ele abaixando-Se para tomá-las nos Seus braços! Veja-O parando debaixo da árvore onde Zaqueu se escondera, e tirando tempo para hospedar-Se na casa deste pecador arrependido!

Se alguém, em qualquer época da História, teve motivos para exigir bajulação e atenção, foi Ele — mas Ele nunca buscou estas coisas! Lemos: “Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir … fazê-lO rei, tornou a retirar-Se, Ele só, para o monte” (Jo 6:15). Ele disse de Si mesmo: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10:45).

Que haja em nós mais deste amor discreto e humilde que o Senhor tem.

[Sequência das Meditações 153, 166 e 195]


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?