Monday 16 November 2020

Entregou-Se a Si mesmo — Meditações 218

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Segunda-feira, 16/11/2020

Entregou-Se a Si mesmo — Meditações 218

Ocorrências de palavras ou assuntos

Hoje é segunda-feira — continuando o assunto interessante de grupos de três na Bíblia, quero finalizar a pequena trilogia sobre o amor do nosso Senhor. Já pensamos em três contextos onde lemos que “Jesus amou” alguém, e nas únicas três ocorrências no NT da expressão “o amor de Cristo”. Uma terceira sequência interessante de versículos que falam do amor do nosso Senhor encontra-se em Gálatas e Efésios, onde lemos três vezes do amor dEle associado à frase “Se entregou a Si mesmo”.

As ocorrências (na ordem inversa em que aparecem nas Escrituras) são:

  • a. “Cristo amou a Igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela” (Ef 5:25);
  • b. “Cristo nos amou, e Se entregou a Si mesmo por nós” (Ef 5:2);
  • c. “A vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gl 2:20).

É precioso saber que Cristo amou a Sua Igreja a tal ponto que entregou-se a Si mesmo por ela. Mais do que isto, este amor não foi só pela Igreja como um corpo, mas pelos cristãos que compõe esta Igreja: Cristo se entregou a Si mesmo por nós.

Tudo isto é maravilhoso e nos enche de gratidão. Mas nossos corações realmente transbordam quando entendemos, junto com Paulo, que o Filho de Deus “me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim”!

Sim, foi pela Sua Noiva, a Igreja — foi por cada salvo que compõem esta Igreja — mas, maravilha das maravilhas, foi até por mim!

Eu, que O desprezei com tanta intensidade! Eu, que ainda hoje não consigo amá-Lo como deveria! Eu, que tantas vezes desprezo este amor! Não entendo, mas descanso neste fato sublime e confortante: o Filho de Deus amou-me a mim!

A manjedoura, o humilde lar…
Senhor, vieste a mim buscar?
Tua agonia no jardim,
Senhor, será que foi por mim?

A zombaria tão cruel,
A cruz sangrenta, o amargo fel…
No rosto o sangue carmesim;
Senhor, será que foi por mim?

As trevas que ninguém mediu,
A dor que só Jesus sentiu…
A morte, quão terrível fim;
Senhor, será que foi por mim?

Eu louvo a Deus, pois foi por mim!
Imenso amor, sem par, sem fim!
Eis a razão do meu louvor:
Morreu por mim, meu Salvador!



© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?