Thursday 5 November 2020

Tabernáculo ou Tenda da Congregação — Meditações 207

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 05/11/2020

Tabernáculo ou Tenda da Congregação — Meditações 207

O Tabernáculo de Deus construído sob a liderança de Moisés é uma figura preciosa de Cristo. Sendo uma das sete “casas de Deus” apresentadas na Bíblia, é também uma figura de uma igreja local (veja I Timóteo 3:15).

A Bíblia usa dois nomes principais para descrever aquela construção: “Tabernáculo” e “Tenda da Congregação”. Apesar de estarmos mais habituados ao primeiro, uma pesquisa rápida numa concordância mostrará que ambos são igualmente comuns: há 139 versículos que usam a expressão “Tenda da Congregação” e 140 versículos onde ocorre a palavra “Tabernáculo” [veja nota no final].

Qual a diferença entre os termos? De forma simplificada, podemos dizer que a palavra hebraica traduzida “Tabernáculo” (04908) indica uma habitação fixa; fincar raízes num local — portanto, destaca o fato precioso que Deus veio habitar entre os homens. Já a expressão “Tenda da Congregação” é composta de duas palavras: a primeira (0168) também indica uma morada, mas de natureza mais temporária; e a segunda (04150) indica um local combinado para um encontro ou reunião — portanto, destaca o fato solene que Deus quer encontrar-Se comigo na Sua casa!

Quando a Bíblia usa o nome “Tabernáculo”, está nos fazendo lembrar da condescendência de Deus em vir habitar entre nós. Que glória pensar que o Criador dos Céus e da Terra quer construir uma “casa” aqui na Terra! A igreja local (um grupo de cristãos reunidos ao nome do Senhor Jesus) é esta “casa”.

Quando o lugar é chamado “Tenda da Congregação”, Deus destaca a nossa responsabilidade em encontrar com Ele onde Ele escolheu. O povo de Israel era proibido de prestar culto a Deus em qualquer outro lugar (veja Deuteronômio 12:13-14, e o capítulo inteiro). E faz sentido: se Deus escolhe um lugar, quem sou eu para procurar outro?

Irmãos, louvemos a Deus pelo privilégio e responsabilidade que são nossos! Na “Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (I Tm 3:15), temos o privilégio de ter a presença de Deus conosco de forma especial quando reunimos. Que privilégio! Que responsabilidade!

Alguém pergunta: “Mas não posso ter comunhão com Deus em qualquer lugar?”

Posso, claro (dentro de limites, obviamente), mas quando entendemos que a igreja local é o lugar que Deus escolheu para desfrutar de comunhão coletiva com Seu povo, então a pergunta acima torna-se irrelevante! Se lá é o lugar que Deus escolheu, é lá que devo estar!

Termino com uma oração de um Salmo que contemplamos ontem: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no Seu templo” (Sl 27:4).

———————

NOTA: Isto não quer dizer que o Tabernáculo é chamado assim 139 e 140 vezes, respectivamente. Para se chegar a um número exato é necessário examinar cada um desses versículos e notar (a) versículos que usam uma ou outra das expressões mais de uma vez (por exemplo, Êxodo 26:27), e, mais importante ainda, (b) versículos onde a expressão é usada para referir-se a outra coisa (Ap 21:3, por exemplo). Nesta pequena meditação apenas quero destacar que ambos os termos são muito comuns.

Um detalhe interessante: na Bíblia como um todo, os dois nomes são usadas quase que por igual, mas em Levítico é diferente. Levítico (o livro de serviço religioso) usa a palavra “Tabernáculo” (usada cerca de cem vezes em Êxodo e Números juntos) apenas quatro vezes, enquanto “Tenda da Congregação” ocorre mais de quarenta vezes neste livro. Servir a Deus é um privilégio — mas precisa ser feito nos termos dEle!


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?