Friday 20 November 2020

Pede-me — Meditações 222

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 20/11/2020

Pede-me — Meditações 222

Uma das perguntas mais antigas entre o povo de Deus é: “Se Deus já sabe o que eu preciso muito antes que eu peça (Sl 139:4), e sempre me dá o que é melhor pra mim (Mt 7:11), por que preciso orar e pedir?”

A resposta mais simples é: “Porque Ele me manda pedir!” Disse o Senhor: “Pedi, e dar-se-vos-á” (Mt 7:7). Eu sei que Ele sabe — mas Ele diz que devo pedir, então pedirei!

Até na própria divindade há esse entendimento — no Salmo segundo, o Pai diz ao Filho: “Pede-Me, e Eu Te darei os gentios por Tua herança” (Sl 2:8). Teoricamente, o Filho não precisaria pedir ao próprio Pai, pois ambos tem um mesmo propósito. Mas Ele pediu — aliás, quantas vezes o Filho orou enquanto esteve aqui na Terra!

O exemplo dEle é perfeito — se Ele orou, eu devo orar muito mais!

Além disso, Deus fica contente quando pedimos: “A oração dos retos é o Seu contentamento ... A oração dos justos escutará” (Pv 15:8, 29).

Portanto, peçamos — além de todo o benefício que isto trará para nós mesmos, podemos ter certeza que, pedindo, estamos fazendo a vontade de Deus!

Um hino de J Newton diz:

Ante o Rei estou a vir;
Grandes coisas vou pedir!
Sua graça e poder são tais,
Impossível é pedir demais!

Até entre nós é bom seguir este princípio. Há um sentimento errado em nós que nos leva a pensar que só tem valor aquilo que é espontâneo. “Se eu precisar pedir [por atenção, ou carinho, ou respeito], prefiro não receber!” Dá até para entender por que pensamos assim — afinal, não há muito valor em algo feito de má vontade, e valorizamos o que é sincero e puro. “O outro deveria saber o que eu quero sem que eu precise pedir!”

Mas devemos ser menos arrogantes e presunçosos. Se meu irmão muitas vezes tem dificuldade de entender a si mesmo, por que exijo que ele entenda a mim? Quantos relacionamentos e casamentos seriam melhores se nos acostumássemos a pedir!

“Nada tendes, porque não pedis … a oração do justo pode muito em seus efeitos” (Tg 4:2 e 5:16).


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?