Wednesday 4 November 2020

Escondido (b) — Meditações 206

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 04/11/2020

Escondido (b) — Meditações 206

Em 28/10 pensamos sobre a referência ao Senhor escondendo os Seus nos Salmos 27 e 31, ilustrada pela experiência de Jeremias e Baruque.

Quero destacar hoje as três vezes que Davi usa a palavra hebraica sathar (05641 — há outras palavras hebraicas sinônimas) em relação a Deus nos escondendo.

A primeira é no Salmo 17: “Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das Tuas asas” (v. 8). A ternura da ação do Senhor para conosco é visível neste Salmo. Davi sabe que o Senhor tem boas intenções para com ele — Ele acabou de dizer: “Eu Te invoquei, ó Deus, pois queres me ouvir” (v. 6), e as expressões que ele usa neste versículo (“como à menina do olho” e “debaixo da sombra das Tuas asas”) transbordam com afeição e carinho. Deus é apresentado como uma mãe carinhosamente protetora — que conforto isto nos traz!

No Salmo 27, o quadro não é tanto de proteção num ambiente familiar, mas sim de proteção na guerra. Davi está confiante: ainda que um exército o cercasse, ele não temeria, mas confiaria (v. 3), sabendo que sua cabeça seria exaltada “sobre os meus inimigos que estão em redor de mim” (v. 6). Por quê? “Porque no dia da adversidade me esconderá (06845) no Seu pavilhão; no oculto do Seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha” (v. 5).

Finalmente, no Salmo 31, lemos de Deus nos escondendo das mentiras (v. 18), dos desaforos, da contenda das línguas: “Tu os esconderá, no secreto da Tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-á (06845) em um pavilhão, da contenda das línguas” (31:20).

Que riqueza de conforto nestes três Salmos. Escondidos sob a sombra das asas do Senhor (Salmo 17), no secreto da Sua habitação (Salmo 27), no secreto da Sua presença (Salmo 31). Por isso os três Salmos terminam com palavras tão preciosas.

Que glorioso lembrar que nossa vida está “escondida com Cristo em Deus” (Cl 3:3). “Pereceria, sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor; anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Sl 27:14).




© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?