Wednesday 18 November 2020

A formosura do Senhor — Meditações 220

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 18/11/2020

A formosura do Senhor — Meditações 220

O Salmo 90 foi escrito por Moisés. É o primeiro Salmo do quarto livro (Salmos 90 a 106, que corresponde ao livro de Números, o livro do deserto).

Ele começa destacando a grandeza de Deus: “De eternidade a eternidade, Tu és Deus!” (v. 2). Em contraste com isto, ele descreve a nossa insignificância: “Passamos os nossos anos como um conto que se conta”.

O contraste é impressionante — Deus existe de eternidade a eternidade, mas nós somos menos que uma gota no oceano eterno. E isto torna o final do Salmo ainda mais maravilhoso. Moisés termina dizendo: “Seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos”.

Fiquei meditando nestas palavras: “Seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus”. Por que “formosura”, e não “poder” ou “misericórdia”? E qual o sentido desta frase tão bela? Será que quer dizer que os outros verão esta formosura refletida em nós? Ou que nós poderemos contemplar, sem restrições, “a formosura do Senhor nosso Deus”?

Qualquer que seja o sentido verdadeiro (e ambos são sentimentos bíblicos), é um final glorioso para o Salmo. Após apresentar de forma sublime a grandeza de Deus, o salmista deseja que a formosura deste grande Deus seja conhecida por nós, e em nós!

As circunstâncias hoje não são ideais paga nenhum de nós — para alguns, são terríveis! Mas se a formosura do Senhor estiver sobre nós, somos realmente bem-aventurados! E, apesar de não sermos nada, podemos esperar que Ele confirme a obra das nossas (fracas) mãos!


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?