Monday 15 February 2021

É chegada a hora — Meditações 309

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Segunda-feira, 15/02/2021

É chegada a hora — Meditações 309

Imediatamente antes de anunciar aos discípulos a parábola do grão de trigo (Jo 12:24), o Senhor Jesus disse: “É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado”. Ele indica assim que uma longa espera, que atravessou os milênios da História da humanidade, havia chegado ao fim.

A narrativa de João, inspirada pelo Espírito Santo, chega agora ao seu clímax. Mais do que qualquer outro evangelista inspirado, João se preocupa com o Calvário e os eventos diretamente relacionados com a crucificação. Mateus usa mais ou menos 16 ou 17% do seu Evangelho para esta parte do ministério do Senhor, Marcos 20%, e Lucas aproximadamente 14%; mas João ocupa cerca de 40% da sua narrativa com a última noite do Senhor antes da crucificação, e os acontecimentos subsequentes.

Desde o começo do seu Evangelho, João está sendo guiado pelo Espírito para chegar a esta hora. Sete vezes neste Evangelho lemos da Sua morte como sendo a “hora” para a qual Ele veio, a ocasião pela qual toda a eternidade esperava. Três destas referências antecipam aquela hora (2:4; 7:30; 8:20), e as últimas quatro comemoram a chegada daquela hora (12:23, 27; 13:1; 17:1). Três vezes no início do Evangelho lemos a expressão: “não era chegada” a Sua hora, e três vezes a partir do cap. 12 encontramos a expressão: “chegada a hora”.

O fato do Espírito Santo inspirar João a repetir estas expressões três vezes cada chama a nossa atenção para esta hora. É o momento crucial do ministério do Senhor Jesus Cristo. Tudo (a encarnação, a infância em Nazaré, o ministério público, a ressurreição, a ascensão), tudo era importante — na verdade, essencial — e nenhuma etapa poderia ter sido pulada. Mas tudo que veio antes, e tudo que viria depois, dependia desta hora. É a hora da verdade, o dia “d” e a hora “h”, o ponto que definirá a vitória ou a derrota eterna do bem sobre o mal.

Na semana em que foi crucificado, o Senhor disse: “É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado”. Poucas semanas depois, Pedro se levantou em Jerusalém e disse: “O Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a Seu Filho Jesus” (At 3:13).

Louvemos a Deus por “esta hora” ter chegado, e ter sido completada tão perfeitamente!

15/02 — Este dia nas Escrituras 

Foi no dia 15 do segundo mês que o povo de Israel chegou ao deserto de Sim, “e toda a congregação … murmurou contra Moisés e Arão “ (Êx 16:1-3). Ao invés de murmurar, que possamos ser agradecidos a Deus hoje pelas Suas misericórdias, que “novas são cada manhã” (Lm 3:23).

(Obs.: O calendário judaico é completamente diferente do nosso — a correspondência mencionada acima não é absoluta.)


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?