Wednesday 3 February 2021

Pobre — Meditações 297

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 03/02/2021

Pobre — Meditações 297

Uma das bênçãos decorrentes de lermos as Escrituras consecutivamente é o privilégio de descobrir pedras preciosas entre palavras já conhecidas. Uma frase, ou uma palavra, lidas muitas vezes no passado, de repente se torna uma flecha que penetra na consciência e no coração.

Em Zacarias 9:9, a pequena palavra “pobre” foi uma destas flechas hoje. Zacarias clama ao povo, em nome do Senhor, que se alegre: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti”.

O Rei que trará tanta alegria a Jerusalém é descrito por dois verbos — “Salvador” (literalmente, “salvando”) e “montado sobre um jumento” — e dois adjetivos: justo e pobre.

Pobre! Nosso coração chora ao pensar no lar tão humilde e simples que Ele escolheu para ser Seu neste mundo. Podendo ter todos os confortos do mundo, Ele quis ter como primeira cama um cocho usado para alimentar animais!

Pense em como valorizamos os ricos neste mundo. Aquele que tem uma casa grande, um carro novo, e veste roupas caras, é um vencedor — o outro, coitado, “não se deu bem na vida”. Mas nosso Rei eterno escolheu vir ao mundo em pobreza!

Não podemos, é claro, valorizar o relaxo e a preguiça — mas enquanto lutamos para prover uma vida digna para nossa família, esta verdade pode nos ajudar a equilibrar nossas prioridades: “Alegra-te! Exulta! Eis que o teu Rei vem a ti, pobre”.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?