Monday 22 February 2021

Foge, crente, foge! — Meditações 316

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Segunda-feira, 22/02/2021

Foge, crente, foge! — Meditações 316

Fugir parece ser atitude de covardia e medo; em alguns casos, porém, é sinal de sabedoria. A exortação encontrada nas duas cartas a Timóteo ainda é válida nos nossos dias.

Em I Timóteo aprendemos como o homem de Deus deve andar na casa de Deus, que é a igreja local (I Tm 3:15); a ênfase nesta epístola é coletiva. Ali Deus descreve a atração traiçoeira do dinheiro, e diz: “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” (I Tm 6:11). Ao contrário de alguns que amavam o dinheiro e queriam ser ricos (6:9-10), o verdadeiro crente deve fugir da sedução das riquezas. Tendo o que comer e o que vestir, ele estará satisfeito (6:8). A ambição é característica dos incrédulos.

Em II Timóteo aprendemos como o homem de Deus pode apresentar-se a Deus aprovado (II Tm 2:15); a ênfase é pessoal. E ali lemos: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (II Tm 2:22). Agora não é o dinheiro, mas “as paixões”, uma palavra que indica os desejos maus que povoam o coração do ser humano, sendo talvez mais fortes (e menos controlados) na mocidade. Ao contrário de alguns que procuram satisfazer seus desejos, o verdadeiro crente deve fugir destas paixões. A auto-satisfação é característica dos incrédulos.

Irmão, irmã, ouça a voz da Palavra de Deus. Quando surgir a oportunidade de ganhar mais dinheiro do que você precisa, porém com prejuízo espiritual, não tenha dúvida: “foge destas coisas!” E no seu íntimo, principalmente em relação ao sexo oposto, “foge das paixões da mocidade”. Não pense que você é forte — não tente resolver tudo sozinho. Não tenha vergonha de fugir da tentação, fugir para a companhia daqueles que, “com um coração puro, invocam o Senhor”.

Em ambos os trechos temos o antídoto: “segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”; “segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. Numa batalha, há ocasiões em que precisamos fugir, para voltar ao combate renovados.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?