Friday 19 February 2021

O grão de trigo (final) — Meditações 313

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 19/02/2021

O grão de trigo (final) — Meditações 313

Segunda-feira e ontem pensamos sobre alguns detalhes do contexto desta pequena parábola. Finalizando esta trilogia, considere resumidamente o conteúdo dela.

A parábola se refere, primeiramente, ao Senhor Jesus mesmo, e começou a ser cumprida menos de uma semana depois que Ele a pronunciou. Ele é o grão de trigo que, morrendo, produziu fruto — muito fruto — para Deus. “Ele verá o fruto do trabalho da Sua alma, e ficará satisfeito” (Is 53:11).

Em segundo lugar, porém, ela serve de exemplo para os salvos. Repare três coisas sobre esta parábola tão solene. “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”

O potencial de uma vida

O Senhor Jesus fala de uma semente — um grão de trigo — que produz muito fruto. Um pequeno grão, insignificante e desprezível, mas pode produzir fruto. Mais ainda, pode produzir muito fruto! Os exemplos na Bíblia são inúmeros: José, Moisés, Samuel, Elias, etc.

O prejuízo de quem recusa 

“Fica ele só!” Que palavras tristes — Que desperdício! Sua existência inteira se resume somente a ele! Chegou sozinho, e partiu sem ninguém!

O preço a pagar 

Entre “ficar só” e “produzir muito fruto”, a escolha parece muito simples. Quem não desejaria ser um instrumento nas mãos de Deus para abençoar muitos?

Ah, mas o preço é elevado e irredutível — é necessário morrer! “Exceto o grão de trigo … morrer, fica ele só”. Sem morte, não há fruto. É morrer para o mundo, o pecado, a carne, e —principalmente — morrer para o “eu”!

Nosso amado Senhor pronunciou a parábola, e viveu-a na prática. Que estejamos prontos a seguir o exemplo dEle.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?