Monday 8 February 2021

Três inimigos — Meditações 302

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Segunda-feira, 08/02/2021

Três inimigos — Meditações 302

Em Hebreus cap. 2 lemos de três inimigos derrotados pelo Senhor Jesus, sempre com ênfase na Sua humanidade perfeita.

Primeiro lemos da Sua vitória sobre a morte. Diz o autor que “Jesus” (o nome associado à Sua humanidade) já está coroado de glória e de honra (2:9). A palavra grega aqui traduzida “coroado” refere-se à coroa do vencedor, não à coroa do rei. Alguns são coroados porque herdaram este direito dos seus pais, mas Cristo foi coroado porque Ele venceu a morte (2:9). Ele foi feito um pouco menor do que os anjos por causa da morte, e experimentando a morte, Ele derrotou a morte! Ele, que é Deus imortal, fez-Se homem para que pudesse provar a morte por todos nós, e triunfar sobre ela. O inimigo que abate todo ser humano foi abatido pelo nosso Senhor!

Não só isso, mas pela Sua morte Ele também aniquilou aquele que antes tinha o império da morte, isto é, o diabo (2:14). Quantos hoje vivem sob a escravidão de Satanás, presos nas suas garras e com medo das suas ameaças. Ele é o “valente” da parábola contada pelo Senhor (num contexto de possessão demoníaca), e o Senhor Jesus é “outro mais valente do que ele”, que amarrou Satanás e saqueou todos os seus bens (Lc 11:22). Colossenses 2:15 diz que Ele despojou os principados e potestades, os expôs publicamente, triunfando deles em Si mesmo pela Sua morte sobre a cruz. Repare a palavra usada: “aniquilou”! A derrota final do diabo já foi selada. Ele ainda tem liberdade para importunar os homens por algum tempo, mas a sentença já foi passada. E como é precioso ver que esta vitória foi porque o Senhor participou da carne e do sangue e, pela morte, aniquilou o diabo. A Sua vitória dependia da Sua humanidade.

E Hebreus cap. 2 apresenta outra vitória do Senhor inseparavelmente ligada à Sua função de Sumo Sacerdote — Ele foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado (2:17-18)! Era necessário, diz o texto, que Ele fosse semelhante aos irmãos também em relação à tentação. Ele venceu a morte; Ele venceu o Imperador da morte; e Ele venceu o aguilhão da morte, o pecado (I Co 15:56). O assunto é introduzido no final do cap. 2, e concluído no final do cap. 4. O pecado não tinha capacidade ou força para derrotá-lO. Satanás tentou, no deserto, mas falhou, pois Cristo é mais forte do que o pecado. A Sua divindade nos garante que Ele nunca poderia pecar, porque Ele é sempre o mesmo — mas foi “nos dias da Sua carne” que Ele foi provado nisto, e (como não poderia deixar de ser) saiu vitorioso!

O mundo sofre debaixo do jugo de Satanás, que usa a morte e seu aguilhão, o pecado, para escravizar os homens. Quão triste a situação daqueles que estão debaixo dessa opressão tripla! Mas o Filho de Deus se fez carne, e venceu a morte, venceu Satanás, e venceu o pecado!

“Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Cristo Jesus, Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que O constituiu” (Hb 3:1-2).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?