Saturday 6 February 2021

“Eu roguei por ti …” — Meditações 300

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 06/02/2021

“Eu roguei por ti …” — Meditações 300

“Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.” (Lc 22:31-32)

Satanás, “por trás das cortinas”, preparava suas armadilhas para afligir os discípulos. Que notícia terrível e assustadora! Mas ouça o Senhor dizer: “Eu roguei por ti”.

Repara alguns contrastes:

• Houve diferença na abrangência — Satanás queria os discípulos em geral (“vos pediu”), mas o Senhor preocupou-se com os indivíduos (“Eu roguei por ti”). Não que Ele rogou só por Pedro, mas sim, Ele rogou individualmente por cada um.

• Houve também diferença na intenção: Satanás quis destruir, mas o Senhor queria que Pedro não desanimasse.

• Houve diferença nas pessoas: de um lado Satanás, uma criatura caída; do outro Jesus Cristo, o Filho eterno de Deus, criador de tudo e de todos!

• Houve diferença na ação. A tradução literal do texto é: “Satanás quis cirandar-vos, … mas Eu pedi por ti”. Ele tinha uma intenção maligna — o Filho de Deus adiantou-Se, e agiu positivamente para evitar o desastre!

O inimigo ataca todos os salvos, sem distinção — mas há Um que cuida com terno amor de cada filhinho do Pai, individualmente, por nome! O inimigo quer destruir os salvos, mas há Um que quer me fortalecer. O inimigo pode até ser forte e assustador — mas nosso Senhor Jesus Cristo é incomparavelmente maior (I Jo 4:4). O inimigo planeja e arquiteta, às escondidas — nosso Senhor dirige-Se resolutamente a Deus, e roga por nós.

Conforta-me muito saber que algum irmão roga por mim — mas o que preciso mesmo entender, hoje e sempre, é que meu Senhor roga por mim!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?