Thursday 11 February 2021

Pacientes … sempre! — Meditações 305

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 11/02/2021

Pacientes … sempre! — Meditações 305

“Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes com todos” (I Ts 5:14).

Não podemos achar que todos na igreja devem ser tratados da mesma forma — irmãos diferentes possuem necessidades diferentes. Este versículo fala disso.

Por vezes há desordeiros — o dicionário de Thayer diz que a palavra era usada para descrever soldados fora de compasso, ou funcionários que faltavam ao trabalho. Não devemos criticar estes irmãos por trás das suas costas, mas devemos admoestá-los (isto é, avisá-los do seu erro).

Muitas vezes há irmãos desanimados — estes devem ser consolados (não admoestados), pois necessitam de ânimo e apoio.

Também pode haver irmãos fracos na sua fé — tropeçam não por obstinação ou desânimo, mas por fraqueza. Querem fazer o bem, mas não encontram forças para isto. Precisamos sustentá-los.

Agindo com este discernimento espiritual, procuraremos ajudar cada um dos irmãos de acordo com as suas necessidades individuais, não agindo como se todos fossem iguais. Lembraremos que cada caso merece um tratamento diferente.

Quer dizer, a não ser em relação à paciência — precisamos ser “pacientes para com todos”.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?