Wednesday 27 January 2021

Não deixarei — Meditações 290

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 27/01/2021

Não deixarei — Meditações 290

Estas duas palavras talvez nos lembrem da promessa bendita do Senhor em Hebreus 13:5, que Ele não deixará ou desamparará os Seus. Mas elas também aparecem num contexto bem mais solene!

O assunto começa em Ezequiel 14:3, quando alguns anciãos de Israel vem a Ezequiel para consultar ao Senhor. Deus então diz ao profeta: “Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da maldade puseram diante da sua face; devo Eu de alguma maneira ser interrogado por eles?

No cap. 20, outra vez os anciãos se aproximam do profeta, e o Senhor proclama: “Viestes consultar-Me? Vivo Eu, que não Me deixarei ser consultado por vós, diz o Senhor Deus!” (v. 3). Ele repete a mesma coisa no v. 31: “Quando ofereceis os vossos dons … não é certo que estais contaminados com todos os vossos ídolos? … E vós me consultaríeis, ó casa de Israel? Vivo Eu, diz o Senhor Deus, que vós não Me consultareis”.

É possível buscar o profeta e não receber uma orientação? É possível ler a Palavra inspirada de Deus e não ser instruído ou alimentado? É possível orar a Deus pedindo orientação e não ser guiado por Ele? Infelizmente, sim! “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá” (Sl 66:18)!

É gostoso pensar nas bondades e misericórdias de Deus — precisamos lembrar disto para nos animar nesta dura caminhada. Mas hoje, permitamos que a Palavra de Deus desafie-nos a vivermos vidas mais santas, obedecendo ao Senhor em sinceridade.

Vivamos de tal forma que o Senhor jamais precise dizer a nós: “Não Me deixarei ser consultado por vós”. Amém.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?