Sunday 31 January 2021

Tiatira: a Estrela da manhã — Meditações 294

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Domingo, 31/01/2021

Tiatira: a Estrela da manhã — Meditações 294

Concluindo a carta que começamos a considerar ontem, o Filho de Deus promete dar ao vencedor duas coisas:

i) Poder sobre as nações — é impressionante pensar no poder que o Senhor Jesus manifestará quando voltar em glória, derrotando todos os Seus inimigos e reinando com poder e majestade inabaláveis. É impressionante pensar que nosso Senhor irá repartir este poder conosco!

ii) A Estrela da manhã — esta é mais uma figura do Senhor Jesus, que convém analisar mais demoradamente.

No último parágrafo da Bíblia (Ap 22:16-21), o Senhor encerra este livro tão precioso com esta figura: “Eu sou … a resplandecente estrela da manhã”. A promessa ao vencedor aqui é semelhante à do maná, feita na carta anterior: o vencedor recebe Cristo como recompensa (recebe a capacidade de apreciar, com mais clareza e entendimento, algum aspecto de Cristo).

A estrela da manhã (que na realidade é o planeta Vênus) aparece no horizonte um pouco antes do Sol raiar, indicando que “a noite termina e o dia já vem”. Poucas a observam, pois ainda dormem — mas quem a procura é recompensado! Ela sempre se destaca: seu brilho supera, em muito, o brilho de qualquer estrela visível à noite (somente o Sol e Lua brilham mais do que a estrela da manhã). Assim é nosso Senhor — enquanto o mundo dorme em seus pecados, os salvos contemplam o brilho dEle.

Esta figura forma um par com aquela usada por Malaquias, quando ele fala do Senhor vindo em glória à Terra: “nascerá o Sol da justiça” (Ml 4:2). A estrela da manhã precede o nascimento do Sol; portanto, se a expressão “Sol da justiça” fala do Senhor vindo à Terra no final da Tribulação para Israel, a estrela da manhã, que antecede o Sol, fala da Sua vinda para a Igreja no Arrebatamento. Os detalhes destas duas figuras combinam perfeitamente com os dois eventos com os quais se identificam (além da sua sequência cronológica, pense no fato que a estrela da manhã só é vista por quem acorda cedo, enquanto o Sol desperta os dorminhocos; uma figura encerra o Velho Testamento, num contexto que fala de maldição, a outra encerra o Novo Testamento, acompanhada das palavras: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!”; etc.).

O vencedor nos dias da Tribulação poderá apreciar a glória de Cristo antes dEle manifestar esta glória publicamente na Sua vinda. E nós hoje podemos erguer os olhos e já ver a resplandecente estrela da manhã anunciado que logo Ele vem.

Louvemos ao Filho de Deus, a Estrela da manhã, que logo vem nos buscar. “Amém! Ora vem, Senhor Jesus!” (Ap 22:20)


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?