Tuesday 19 January 2021

Vale de ossos (b) — Meditações 282

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Terça-feira, 19/01/2021

Vale de ossos (b) — Meditações 282

Ontem pensamos na forma como Deus preparou as circunstâncias em que Ezequiel se encontrou. Hoje, quero meditar resumidamente na forma como Deus provou a fé de Ezequiel.

A provação

Tendo trazido Ezequiel para aquelas circunstâncias tão deprimentes, o Senhor então lhe apresenta a Sua vontade: “Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor”.

Como será que eu reagiria diante de uma ordem destas?

a) “Senhor, é inapropriado; eles não merecem! Tiveram a sua oportunidade em vida — agora já é tarde. Vamos falar com quem ainda não chegou a um ponto tão extremo de corrupção”.

b) “Senhor, é inútil! Mesmo que quisessem, eles não poderiam ouvir! Falar com um monte de ossos secos é pura perda de tempo, Senhor! Tanta gente querendo ouvir, para que perder tempo com quem não pode ouvir?”

c) Talvez o mais provável é que eu tivesse vergonha: “Senhor, isto é indigno da minha posição como profeta! Por favor, não! Não quero fazer papel de bobo! Imagine se alguém me vê profetizando para ossos secos! Vão querer me internar num hospício!”

Mas como Ezequiel reagiu? Os vs. 7 e 10 registram sua obediência incondicional: “Então profetizei como se me deu ordem … E profetizei como Ele me deu ordem”. Esta é uma característica de Ezequiel. Em outras duas situações neste livro vemos esta obediência incondicional, em situações extremas:

a) No cap. 12 Deus manda Ezequiel simular uma mudança de casa para servir de parábola viva para o povo de Israel. E está escrito: “E fiz assim, como se me deu ordem” (12:7).

b) No cap. 24 Deus toca no coração de Ezequiel, avisando-o que a sua esposa iria morrer, e que ele não poderia gemer nem chorar. Por quê? Novamente, para servir de parábola ao povo de Israel. E está escrito: “E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado” (24:18).

Quando Deus toca nas coisas materiais de Ezequiel, ele obedece prontamente. Quando Deus toca no coração do Seu servo, ele obedece incondicionalmente. E agora no cap. 37, quando Deus toca na auto-estima do Seu servo, ele manifesta a mesma obediência.

Esta talvez seja a prova mais atual das três. Vivemos em dias em que a auto-estima é supervalorizada. Parece que a única coisa que importa é que eu me sinta bem. A sociedade moderna parece acreditar naquilo que deveria ser apenas uma piada: “Definição de egoísta: alguém que pensa mais em si mesmo do que em mim”. Livros de auto-ajuda se multiplicam, e todos correm atrás desta utopia: “Eu preciso me sentir bem comigo mesmo — isto é o que importa!”

Mas Ezequiel nos dá o exemplo de dedicação a Deus. Não vemos nenhuma reclamação — vemos apenas obediência.

Que Deus nos ajude a pensarmos menos em nós mesmos e na nossa felicidade, e mais no Senhor. Se Ele mandou, obedecemos. Mesmo que parece tão inútil, inapropriado e indigno quanto pregar para um monte de ossos sequíssimos!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?