Saturday 16 January 2021

As sete cartas — Meditações 279

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 16/01/2021

As sete cartas — Meditações 279

Entramos agora na segunda parte do Apocalipse (caps. 2 e 3), onde temos as sete cartas às igrejas da Ásia, com inúmeras lições importantíssimas. Vamos nos concentrar, porém, no Senhor e como Ele é apresentado em cada carta. Menciono hoje alguns poucos detalhes introdutórios.

Cada uma das sete cartas segue o mesmo padrão:

a) Uma apresentação do Senhor — todas começam com as palavras: “Isto diz …” seguidas de uma apresentação diferente do Senhor Jesus Cristo;

b) Uma avaliação da igreja — em seguida, temos a mensagem do Senhor à igreja, corrigindo ou confirmando;

c) Um apelo ao indivíduo — cada carta conclui com um apelo dirigido ao cristão individualmente (“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”), e uma promessa ao vencedor.

É interessante como o poder e autoridade do Senhor são demonstrados nestas sete cartas. É dEle, por exemplo, a autoridade para remover um castiçal (2:5), terminando a vida espiritual de uma igreja local, ou julgando-a pelos seus erros (3:3). É Ele quem pode dar ao vencedor o direito de comer da árvore da vida (2:7), e dar a coroa da vida ao que for fiel (2:10). É Ele quem dá ao vencedor o direito de comer do maná escondido, e concede-lhe uma pedra branca (2:17). Ele controla a saúde dos homens aqui na Terra, e dá “a cada um segundo as suas obras” (2:22-23). É Ele quem pode dar ao vencedor poder sobre as nações, e dar-lhe a estrela da manhã (2:26-28). É Ele quem avalia as nossas obras (3:2), e quem controla o livro da vida (3:5)! Quando Ele coloca uma porta aberta diante de nós, ninguém pode fechá-la (3:8). Quando Ele ordena, até os da sinagoga de Satanás precisam obedecê-lO (3:9), e nenhum dos Seus será tentado sem a Sua permissão (3:10). É Ele quem tem poder para fazer alguém coluna do templo de Deus (3:11). É Ele quem repreende e disciplina os Seus (3:19). É Ele quem tem autoridade para nos colocar com Ele no Seu trono (3:21).

Quando tantos procuram diminuir Seu poder e autoridade, tornando-O inferior ao Pai, precisamos ouvir mais uma vez a Sua própria voz nestas cartas, quando Ele afirma ter o direito de fazer aquilo que só Deus poderia fazer. É mais uma das muitas provas espalhadas pelo Apocalipse, todas dizendo em alto e bom som: Jesus de Nazaré é Jeová, o Deus Eterno! 

Amanhã, se Deus permitir, começaremos procurar Cristo nestas sete cartas, iniciando com Éfeso.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?