Saturday 2 January 2021

Um Juiz perfeito (c) — Meditações 265

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 02/01/2021

Um Juiz perfeito (c) — Meditações 265

No final de semana passado começamos a pensar sobre a gloriosa visão de Cristo que João viu e registrou em Apocalipse 1:10-20. A visão destaca 10 características do Senhor: as primeiras três (que já consideramos) são externas, enquanto que as últimas sete destacam características do Seu corpo (Sua cabeça, olhos, pés, voz, destra, boca e rosto), representando principalmente características pessoais dEle.

Cabeça e cabelos brancos — Ele não pode ser induzido

O cabelo branco pode nos lembrar de idade avançada, mas na Bíblia a ideia destacada é de maturidade, experiência e sabedoria. Provérbios nos ensina que é uma coroa de glória e a beleza dos velhos (Pv 16:31; 20:29). Em Daniel 7 esta figura é usada para descrever o Pai, perante quem o Filho do homem estabelece o Seu reino, um reino eterno. Através desta figura é destacada a experiência e a sabedoria deste Juiz. Não é alguém imaturo ou ingênuo; pelo contrário, é um Juiz experiente e sábio.

A Bíblia destaca, vez após vez, a sabedoria perfeita do Senhor. NEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). Você se lembra de Mateus 22? Os herodianos, depois os saduceus, depois os fariseus, vieram interrogá-Lo, e ao final daquele dia, o escritor inspirado diz que ninguém podia responder-Lhe uma palavra, nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo! Quando falava da sabedoria de Salomão, o Senhor disse em sinceridade: “Eis que está aqui quem é maior do que Salomão” (Mt 12:42). O Apóstolo Paulo diz: “… pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (I Co 1:24).

Em toda a extensão do Universo não seria possível encontrar um Juiz mais sábio, maduro e experiente do que este. Não há a menor possibilidade de Ele falhar no Seu julgamento; Ele é um homem de cabelos brancos como a neve; um Juiz que tem toda a sabedoria necessária para ser Juiz!

Olhos como chama de fogo — Ele não pode ser iludido 

Em diversos lugares na Bíblia o fogo é apresentado como aquilo que prova e purifica (por exemplo, I Coríntios 3:12-15). Quando nossa obra, nossa vida inteira, for apresentada perante o Senhor, ela será provada pelo fogo. Ali será a hora da verdade. Pode ser que o que nós fizemos foi grandioso e espetacular. Mas será que agradou a Deus? O fogo irá dizer. Tudo o que é inútil será queimado, tudo o que é eterno irá permanecer.

Esta é a figura aqui. Nossas vidas, palavras e atitudes podem enganar qualquer um, menos o Senhor. Os Seus olhos são como chama de fogo, que penetram até ao mais íntimo do meu ser! São olhos que conhecem cada detalhe da minha vida. Olhos que me acompanham sempre, e que podem ver não só os meus atos, mas até o meu coração e a minha alma!

O julgamento do Senhor não é equivocado, pois Ele conhece todos os detalhes dos casos que Ele julga. Como os homens são tolos, achando que podem se esconder do seu Criador. O Senhor diz: “Se te elevares como a águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá Eu te derrubarei, diz o Senhor” (Ob 4). Quão tolo é o pecador que tenta, como Adão e Eva, esconder-se do Senhor! Quão tolo é o cristão que pensa que algo pode ser escondido deste Juiz cujos olhos são como chama de fogo!

Lembre da queda de Pedro. Quando ele negou seu Senhor pela terceira vez, Lucas nos informa que, “virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor … e saindo Pedro para fora, chorou amargamente” (Lc 22:61-62). Não foi necessário falar nada; o Senhor apenas olhou. Um olhar, sem dúvida, terno e misericordioso, mas também um olhar que atingiu a consciência do apóstolo.

Prezado irmão e irmã, o Senhor está olhando a sua vida. Em tudo que você faz, diz, ou pensa, o Senhor está olhando, com olhos como chama de fogo! Convém andar em santidade aqui na Terra.

Pés como latão reluzente — Ele não pode ser infamado 

O latão (ou melhor, “bronze”), símbolo da justiça de Deus, refinado numa fornalha, é uma figura eloquente da pureza, santidade e plena justiça dos pés do Senhor — isto é, a Sua vida, o Seu modo de andar. Eis um Juiz que não pode ser acusado de nada, pois é absolutamente santo e puro em todos os Seus atos. O mundo já viu tantos juízes corruptos, mas este é absolutamente perfeito.

Quem mais poderia desafiar Seus próprios inimigos, dizendo: “Quem dentre vós Me convence de pecado?” (Jo 8:46). Sua condenação pelos homens foi uma farsa. Pilatos confessou três vezes em Lucas 23 que não via nEle nenhum mal. O testemunho do ladrão na cruz é precioso: “Nós recebemos o castigo que os nossos atos merecem, mas este nenhum mal fez”.

Este testemunho é confirmado pela Bíblia. Diz Pedro: “Ele não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano” (I Pd 2:22). Paulo afirma: “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós” (II Co 5:21). E João completa: “NEle não existe pecado” (I Jo 3:5).

Nunca é demais repetir esta verdade preciosa. O Senhor Jesus é absolutamente santo. Ele nunca pecou, e Ele nunca poderia ter pecado. Examine a Sua vida aqui na Terra, desde o nascimento em Belém até a Sua ascensão em Betânia, e você terá que concordar: os Seus pés são como latão reluzente, refinado numa fornalha. Todos os Seus passos, todas as Suas palavras, tudo foi feito em justiça e santidade.

Eis um Juiz que não pode ser julgado!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?