Wednesday 6 January 2021

Amor e atração — Meditações 269

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 06/01/2021

Amor e atração — Meditações 269

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jr 31:3).

Jeremias é um livro pesado — pelas lágrimas que ele derrama, e pelos juízos que ele descreve, muitos chamam este homem de “o profeta chorão”.

Mas diversas vezes no livro a benignidade de Deus brilha com a estrela da manhã — e esta é uma destas vezes.

O Senhor fala do Seu amor usando uma palavra que não entendemos: “eterno”! Sabemos definir esta palavra, mas não consigo compreendê-la. Pra mim, tudo precisa ter um fim, e (principalmente) tudo precisa ter um começo! Mas sabemos que, além desta realidade temporal que conhecemos, existe uma esfera eterna; e nesta esfera eterna, existe um Deus eterno, que nos ama com amor eterno! Um amor que nunca começou, que nunca terminará, e que nunca foi suspenso temporariamente!

O Senhor fala também de como Ele nos atraiu a Si: “com benignidade te atraí”. Amamos o Senhor porque O tememos? Não, é o contrário — nós O tememos porque O amamos! E nós O amamos porque Ele nos amou primeiro, e nos atraiu a Si não com Seu poder ou com Sua glória, mas com Sua benignidade!

Nosso irmão Terry Blackman traduziu o hino abaixo, que expressa bem este sentimento.

Tua graça não tem par

Teus feitos todos, ó meu Deus,
Revelam atributos Teus,
Mas Tua graça brilha mais
Que os outros atos divinais.
Tu tens prazer em perdoar,
Pois Tua graça não tem par!

Tu dás ao pecador perdão!
E ao rebelde, salvação!
Ao castigares justo és;
Mas eu Te louvo aos Teus pés
Pois tens prazer em perdoar,
E Tua graça não tem par!

Perdão — do ofendido Deus!
Perdão — de vis pecados meus!
Perdão — por sangue remidor!
Perdão — ‘stou perto do Senhor!
Tu tens prazer em perdoar!
A Tua graça não tem par!



© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?