Thursday 21 January 2021

Elevação e queda — Meditações 284

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 21/01/2021

Elevação e queda — Meditações 284

Li uma frase interessante ontem:

Na Sua obra, o Senhor trabalha para que “nenhuma carne se glorie perante Ele” (I Co 1:29).

Isto é, Ele ativamente ordena as circunstâncias da nossa vida para evitar que possamos nos gloriar em nós mesmos. Quando alguém se eleva entre os salvos, e começa a se gloriar em Si mesmo, Deus precisará abater aquele salvo, “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (I Pe 5:5).

Sabemos disto, na teoria — porém insistimos em elevar e exaltar os servos, esquecendo que é Deus quem os capacitou. Quantas vezes já vimos isto acontecer na prática: um jovem salvo manifesta ter recebido de Deus um dom, e começa usar este dom de forma muito competente. Maravilhados com a forma como Deus usa este servo, nós o colocamos num pedestal. E ele, muito imaturo ainda para lidar com esta nossa bajulação bem intencionada (mas terrivelmente prejudicial) acaba sendo terrivelmente tentado.

No começo, ele entrará muitas vezes na presença de Deus, com vergonha, orando: “Senhor, me perdoe por acreditar naquelas palavras tolas! Me perdoe por realmente pensar que eu sou melhor do que eles! Me perdoe por achar que foi a minha inteligência e eloquência que os cativaram, e não a beleza da Tua Palavra e a ação da Tua graça! Preserva-me, Senhor!”

Mas nossos elogios são muitos, e a natureza humana é fraca. Lentamente ele vai se ensoberbecendo, abaixando a sua guarda, contemplando seu potencial — e ele acaba caindo na condenação do diabo (I Tm 3:6).

Nós não o derrubamos — mas creio que as palavras de Deus a Ezequiel se aplicam a nós nestas situações: “O seu sangue, da tua mão o requererei” (Ez 3:16-27).

Lembremos: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer, que Eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor” (Jr 9:23-24).

© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?