Friday 15 January 2021

Cristo e Adão — Meditações 278

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 15/01/2021

Cristo e Adão — Meditações 278

“O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do Céu” (I Co 15:45-47).

Cristo é chamado de Segundo Homem e Último Adão.

Segundo, porque todos os que vieram depois de Adão eram simplesmente repetições do primeiro homem caído e pecador, descendentes dele. O Menino que nasceu em Belém e foi colocado numa manjedoura foi o primeiro que era realmente diferente de Adão — o primeiro Bebê que mereceu o título “Segundo Homem”. Adão e toda a sua vasta descendência são um só — todos pecadores indignos. Cristo é o segundo homem — um homem de verdade, mas diferente de Adão em tantas coisas!

E Ele é o Último porque jamais nascerá mais alguém como Ele — Ele nunca terá um sucessor. Os salvos serão feitos “conformes à imagem” dEle, sim (Rm 8:29), mas jamais nascerá alguém que possa ser comparado a Ele.

O primeiro homem, Adão, recebeu vida (“foi feito alma vivente”) mas a jogou fora, e transmitiu a morte a todos que vieram dEle. O segundo Homem, o último Adão, transmite a vida (e vida eterna) a todos que nEle crêem (Ele não é “alma vivente”, mas “espírito vivificante”).

Todos nós, um dia, fizemos parte daquela multidão amaldiçoada que tem Adão como seu Cabeça — pela graça de Deus, hoje fazemos parte da multidão bendita que tem como Cabeça o Senhor Jesus Cristo: o Segundo Homem e o Último Adão. “E assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do Celestial”!

Aleluia!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?