Thursday 14 January 2021

Curso Bíblico no Evangelho de João


Vários anos atrás, o irmão Liseu Altoé preparou um curso evangelístico em João, que consistia em 10 perguntas por capítulo do Evangelho. Montamos no formato A4, imprimimos, e usamos muito aqui na região.

Durante a pandemia ele teve a inciativa de usar este curso via WhatsApp. Eu converti as lições para este formato, e ele tem usado — mas não é muito prático, nem para quem envia, nem para quem precisa responder.

Sugeri então que tentássemos montar no Google Forms — uma ferramenta gratuita. Após alguns meses de trabalho, parece que está pronto. 

Quem quiser usar, o processo não é complicado. Você guardará uma cópia do curso (para que só você tenha acesso às respostas), enviará um link para seus contatos (quantos quiser), e cada vez que um conhecido responder e devolver, você (e só você) terá acesso às respostas dele.

Vou apresentar um passo-a-passo abaixo — quem tiver dúvidas, estou às ordens.

Como enviar o curso


1. Uma conta no Google  é a única exigência inicial. Se você já tem um email terminando em <.gmail.com> você já tem uma conta no Google e pode pular para o item 2; senão, precisará criar uma (é gratuito). Siga os seguintes passos:
  • Acesse o site www.google.com
  • Clique no botão azul onde está escrito "Sign in"



  • Siga os passos para criar sua conta.
2. Copie o curso para a sua conta Google Forms. Para isto, basta clicar neste link (curso), e aceitar a opção "Make a copy", ou "Copiar" (o botão azul na ilustração abaixo:



3. Pronto, uma cópia do curso já está na sua conta Google Forms (para acessar, clique no link antes deste parênteses). Aconselho que você mude o nome de "Copy of Curso ..." para qualquer outro nome que desejar (se quiser). Guarde esta página nos seus "favoritos", para poder voltar mais facilmente para ela depois.

4. Para enviar o curso para algum conhecido preencher, clique no ícone que parece uma seta (destacado na ilustração abaixo — as setas vermelhas não aparecerão no seu celular). 

5. Aparecerá outra tela
, onde sugiro que você clique primeiro no ícone de "link" (parece um clips para papel — veja a seta vermelha abaixo), escolha a opção "Shorten URL" (veja a seta vermelha à esquerda), e depois clique em "Copy" ("Copiar" — terceira seta vermelha).


6. Feito isto, é só ir no WhatsApp, achar seu conhecido, e "colar" o link que você acabou de copiar. Se quiser guardar este link, ele pode ser usado inúmeras vezes, e enviado para inúmeras pessoas.

Como funciona para seus conhecidos?

Quando alguém clicar no link que você enviou, ele será levado ao curso, onde o primeiro passo será preencher o nome ou email dele (para você identificar as respostas depois) e escolher qual das 21 lições ele quer responder. Tudo deve ser bem intuitivo, sem dificuldades. Ao final da lição que ele escolheu para responder, as respostas dele serão disponibilizadas para você na sua conta do Google.

Após ele responder a primeira lição (e você corrigi-la), envie novamente o mesmo link, instruindo-o a escolher agora a "Lição 2"; e assim por diante.

Como você tem acesso às respostas?

Quando seu conhecido lhe avisar que enviou suas respostas, abra seu navegador da Internet (Chrome, Safar, Firefox, etc.), e acesse novamente aquela página inicial que foi sugerido que você adicionasse aos seus favoritos (se esqueceu, volte ao WhatsApp e clique no mesmo link que enviou ao seu conhecido; quando abrir o curso, clique no ícone que parece um lápis, no canto inferior direito da tela).

Agora, clique na aba "Responses" (Respostas — veja na ilustração abaixo). Ela terá um número ao lado indicando quantos cursos foram respondidos.

Na próxima tela, clique na aba "Individual". Abaixo dela aparecerá qual curso você está corrigindo, e quantos você recebeu. A título de exemplo, eu preenchi duas lições aleatórias do curso (a 1 e a 7) — por isso aparece "2 responses" na ilustração abaixo. A lição que começa logo abaixo disso é a primeira que recebi (por isto está escrito <1 of 2>). Ela inicia com a identificação do aluno, para que você saiba de quem são as respostas.

Se eu clicar na seta à direita, ele mudará para mostrar a segunda lição recebida (neste exemplo, a lição 7), e estaria escrito <2 of 2>.


Então você só precisa conferir as respostas apresentadas pelo seu conhecido, e à partir daí agir como Deus lhe guiar — corrigindo, incentivando, etc.

Tente usar — é mais simples do que parece!




© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?