Thursday 7 January 2021

Pacífico sou — Meditações 270

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 07/01/2021

Pacífico sou — Meditações 270

Logo após o imenso Salmo 119 (o maior capítulo da Bíblia) temos um pequeno Salmo de apenas 7 versículos. Se o Salmo 119 fala do prazer que o Salmista tinha na Palavra de Deus, o Salmo 120 fala da sua angústia e sofrimento.

E ele identifica claramente a principal causa deste sofrimento: “A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz. Pacífico sou, mas quando eu falo eles já procuram a guerra!” (Sl 120:6-7).

Um homem pacífico vivendo no meio de pessoas que detestam a paz! Dá para imaginar uma situação mais deprimente do que esta? E que conselhos daríamos a alguém nestas condições?

Nada melhor do que as palavras do Senhor Jesus: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas” (Mt 10:16).

Aí está, resumida, a nossa responsabilidade neste mundo mau! Os incrédulos detestam a paz, e procuram a guerra; mas nós somos pacíficos. Então devemos nos portar com a inteligência das serpentes (fugindo das provocações) e com a falta de agressividade das pombas (existe ser mais manso que uma pomba?).

Que Deus nos ajude a nunca inverter esta ordem, e sermos conhecidos pelos nossos vizinhos como pessoas agressivas como serpentes e ingênuos como pombas. Que possam dizer de nós: “Ele é pacífico!” Afinal, nosso Senhor disse: “Sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?