Saturday 30 January 2021

Tiatira: o soberano Filho de Deus — Meditações 293

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 30/01/2021

Tiatira: o soberano Filho de Deus — Meditações 293

Nesta quarta carta o Senhor usa um título que é único no Apocalipse, menciona dois aspectos da visão do cap. 1, e apresenta novamente o Seu poder sobre Suas igrejas.

A apresentação do Senhor

O Senhor cita Seus olhos e pés (que já consideramos no cap. 1), mas também introduz um título diferente, que ocorre quarenta e seis vezes na Bíblia, porém esta única vez no Apocalipse: “o Filho de Deus”. Lembrando do que já vimos ao considerar o título “Filho do Homem” no cap. 1, sugiro que o título “Filho de Deus” destaca especialmente a capacidade que o Senhor tem de dar vida; Ele é aquele que vivifica quem quer, que dá vida eterna hoje a todos os que nEle creem, e que ressuscitará no futuro todos os homens.

Outra coisa importante que aprendemos de João 5 é que este título confirma a divindade do Senhor. Os judeus, ao ouvi-Lo falar que Deus era Seu Pai, entenderam que Ele fazia-Se igual a Deus (5:18), e os versículos seguintes provam exatamente isto. O Filho de Deus é igual ao Pai em todos os Seus atributos.

A avaliação da igreja

O texto desta carta destaca algumas características do Filho de Deus que convém enumerar:

i) Ele conhece os Seus (2:19) — é acrescentado que Ele “sonda os rins e os corações” (v. 23);

ii) Ele cuida dos Seus (2:20). Repare como o Senhor fala que Jezabel enganou “os Meus servos”. Como é terna e doce esta descrição feita pelo Senhor: “Meus servos”! Os membros da igreja em Tiatira eram servos do Filho de Deus, e Ele não tolera ver os Seus servos sendo maltratados. Ele é zeloso dos que Lhe pertencem.

iii) Ele corrige Seus inimigos (2:22). Ele é vingador (que executa vingança), mas não vingativo (que tem prazer na vingança). Ele sempre julgará os pecadores (depois de dar-lhes oportunidade de arrependimento, v. 21!) — não por prazer, mas por ser santo e justo. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10:31) é um alerta que serve tanto para os infiéis quanto para os salvos!

iv) Ele é correto (2:23). Os seus juízos são sempre justos, corretos e perfeitos: Ele dará a cada um segundo as suas obras. Nenhuma acepção, nenhuma preferência, mas um equilíbrio perfeito.

v) Ele é compassivo (2:24-25) — “outra carga vos não porei”. Ele sabe avaliar as diferentes circunstâncias de cada um. Nós só vemos as obras que fazemos, mas o Senhor sabe o peso destas obras nas nossas vidas. Para alguns, muito serviço para Deus custa pouco — para outros, pouco serviço custa muito! O Senhor não é insensível, a ponto de exigir que todos produzam o mesmo. Se há fatores fora do meu controle que me atrapalham no meu serviço para o Senhor, Ele sabe, Ele entende, e Ele não exigirá de mim o que eu não possa fazer.

Ele disse: “Tomai sobre vós o Meu jugo” (Mt 11:29); agora Ele acrescenta: “Outra carga vos não porei”. Que bênção servir ao Filho de Deus — que privilégio saber que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve! Sirvamo-lo com alegria e dedicação!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?