Monday 19 April 2021

Pedindo o óbvio — Meditações 372

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Segunda-feira, 19/04/2021

Pedindo o óbvio — Meditações 372

Você pediria alguma coisa que já ganhou? Ou suplicaria por algo que você já sabe, com certeza absoluta, que vai acontecer? A maioria de nós responderia “Não!” — e, em situações normais, a resposta estaria certa. Mas quando se trata de pedir a Deus em oração, devemos ter outra mentalidade, e suplicar constantemente por aquilo que Deus já prometeu nos conceder.

Veja um exemplo. Quando faltavam dois anos para terminar os setenta anos do Cativeiro, Daniel diz: “Eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza” (Dn 9:2-3). Entendendo que Deus iria libertar Seu povo dali a dois anos, Daniel ora a Deus suplicando por livramento. Parece desnecessário! Mas “Daniel entendeu que quando Deus está prestes a agir, Ele começa despertando o Seu povo para que sejam restaurados nas suas almas” (H. A. Ironside).

Outro exemplo: a Bíblia termina com uma promessa, uma oração, e uma bênção. A promessa é preciosa: “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém.” Imediatamente depois, vem a oração: “Ora vem, Senhor Jesus.” Quase sentimos vontade de dizer a João, autor do Apocalipse: “Ei, João, você não ouviu o que o Senhor acabou de dizer? Ele disse: Certamente (isto é, sem dúvida alguma), cedo (isto é, sem demora) venho — e você vai orar pedindo que Ele faça o que prometeu fazer? Por acaso você está duvidando da promessa dEle, João?”

Mas João, inspirado pelo Espírito Santo, revela-nos o coração de Deus, um Pai amoroso que tem prazer em ouvir Seus filhos pedindo aquilo que Ele tem preparado para nós! É óbvio que o Senhor vai voltar, e é óbvio que nossas orações não vão apressar a Sua vinda. Mas quando oramos pedindo a Sua volta, sabemos que estamos orando segundo as Escrituras. Manifestamos nosso desejo de receber aquilo que Deus nos prometeu dar, e assim nosso coração e nossa mente estão em sintonia com nosso Pai

E é desta forma que podemos desfrutar plenamente da bênção com que a Bíblia termina: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.”


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?