Saturday 24 April 2021

Jacó e Peniel (b) — Meditações 377

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Sábado, 24/04/2021

Jacó e Peniel (b) — Meditações 377

Pensamos ontem sobre a experiência de Jacó com Deus em Peniel — considere resumidamente suas consequências.

“E saiu-lhe o Sol, quando passou a Peniel”. Esta expressão é única na Bíblia. Muitas vezes lemos do Sol “saindo” (literalmente, “nascendo”), mas nunca acrescido do pronome pessoal, como aqui. O Sol saiu para Jacó quando ele atravessou Peniel — não porque ele fosse o centro do Universo; não porque nasceu só para ele; mas para ilustrar que um novo dia começava na vida deste servo de Deus.

“… e manquejava da sua coxa.” Um novo dia, e um dia diferente. Quando sua família o viu voltando ao arraial de manhã, certamente perceberam, de longe, que ele manquejava. Seu andar era diferente, e era-lhe impossível esconder isso.

Quando eu e você passarmos por Peniel, seremos pessoas diferentes. Quando Deus nos quebrar, e aprendermos a confiar totalmente nEle, seremos diferentes. Começará um novo dia para nós.

Não que iremos publicar essa mudança. Repare que Jacó não levantou nenhuma coluna em Peniel, apesar da vida dele em Gênesis ser caracterizada por colunas. E por quê? Talvez por duas razões: primeiro, porque ele não precisava (era impossível para Jacó esquecer de Peniel); segundo, porque ele não queria (Peniel era sagrado demais para ser profanado por uma coluna).

A relutância de Paulo em falar da sua experiência com Deus (II Co 12:1-11), o silêncio de Pedro quanto ao encontro pessoal que teve com o Senhor, apesar de falar da Transfiguração em suas epístolas (Lc 24:24; II Pe 1:17-18), ilustram a mesma verdade. Há experiências tão gloriosas que precisam ser proclamadas (como a Transfiguração), mas o cristão maduro teve momentos com Deus que são íntimos demais, e sagrados demais, para serem comentados publicamente.

Portanto, Peniel é o ponto central na vida de Jacó, o dia quando ele se tornou Israel — o dia quando Deus lhe ensinou que sua única chance de vitória seria confiar plenamente em Deus.

Que nós também possamos nos submeter ao Senhor hoje, para que possamos sair destas circunstâncias presentes transformados pelo poder de Deus, andando com Ele. Permita Deus que o Sol possa nascer para mim e você muito em breve — mesmo se estivermos manquejando, certamente veremos que as experiências pelas quais passamos terão sido proveitosas. E poderemos dizer, com Jó: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem” (Jó 42:5).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?