Monday 12 April 2021

Ciclos — Meditações 365

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Segunda-feira, 12/04/2021

Ciclos — Meditações 365

O número desta Meditação é altamente simbólico: 365 representa um ano de dias (na verdade, faz mais de um ano que começamos esta jornada juntos, pois as primeiras Meditações não foram diárias). Creio que todos sabem que não pretendo continuar com isto depois da pandemia — é um exercício excepcional para circunstâncias excepcionais.

Mas se Deus permitiu que esta situação excepcional se prolongasse por tanto tempo, talvez poderíamos pensar um pouco sobre este período que estamos vivendo.

Primeiramente, convém repetir que é uma experiência passageira, não uma mudança permanente e duradoura. A História nos ensina que, se a vinda do Senhor tardar, nossos netos falarão da Pandemia de 2020-21 como uma lembrança vaga do passado — assim como nós falamos da Pandemia de 1918-19, etc. O vírus provavelmente continuará existindo, mas a situação de pandemia atual terá fim. Afinal, “Deus é fiel, e não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (I Co 10:13). Sei que, muitas vezes, a provação parece insuportável — mas podemos confiar na promessa de Deus! Ele sabe até onde podemos suportar, e Ele não ultrapassará este limite!

Em segundo lugar, é uma experiência mundial — ou, como disse Pedro: “… as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (I Pe 5:9). A política e os interesseiros no nosso país (de todas as ideologias) certamente se aproveitam da situação, mas o problema vai muito além da influência de qualquer grupo humano. É confortante poder orar a Deus por nossos irmãos espalhados pelo mundo, e saber que estamos todos na mesma tempestade!

Finalmente, podemos afirmar que “esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” (Jo 11:4). Não quero dizer que nenhum salvo morrerá da Covid-19 — alguns de nossos queridos irmão já foram ceifados por este mal. Mas a Bíblia nos ensina que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Jo 8:28), e que mesmo as piores tribulações e aflições trazem proveito espiritual. Somos contristados, diz Pedro, “para que o valor da vossa fé … redunde em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (I Pe 1:7).

Como escreveu nosso irmão Terry:

Amedrontado coração! As nuvens de terror
Bem cheias em verdade estão das bênçãos do Senhor.

Não penses o “porquê” saber, mas nEle confiar;
Atrás das provações verás divino amor sem par.

Depressa vem a fruição dos planos do Senhor;
O broto é amargo, sim, mas doce é a flor!

Um ano atrás, nenhum de nós imaginava que esta situação duraria tanto tempo. Mas o Senhor já tinha tudo planejado, e continua no controle. Portanto, lembremos que a pandemia vai passar; oremos pelos “nossos irmãos no mundo”; e procuremos discernir, apesar das nossas limitações, como Deus está (e estará) sendo glorificado nestas circunstâncias difíceis que atravessamos.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?