Thursday 15 April 2021

Por amor dos dez — Meditações 368

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quinta-feira, 15/04/2021

Por amor dos dez — Meditações 368

Quando Abraão estava intercedendo por Sodoma, as últimas palavras que ele ouviu do Senhor foram: “Não a destruirei por amor dos dez” (Gn 18:32).

Há duas lições importantes aqui.

Por um lado, esta promessa realça a triste situação em que Ló vivia, pois entre seu círculo mais próximo não havia nem dez justos! Em 19:12 lemos que ele tinha um genro (singular) e filhos e filhas (plural). O v. 14 mostra que suas duas filhas solteiras, que ainda moravam com ele (v. 8) estavam noivas. Portanto, no mínimo, ele teria dois filhos, três filhas (uma casada e duas solteiras), um genro de fato e mais dois pretendentes. Somando o próprio Ló e sua esposa, seriam dez pessoas.

Será que Abraão parou no número dez por causa disto? Ele bem pode ter pensado: “Bem, mesmo que Ló não influenciou nenhum dos seus vizinhos, ou dos seus muitos servos (13:7), pelo menos a sua família deve ser justa!” Que triste pensar que “o justo Ló” (II Pe 2:7) viveu de forma tão semelhante aos pecadores, que ninguém levou a sério seus avisos do juízo vindouro (Gn 19:14)!

Corremos o mesmo risco hoje — se o mundo não vê diferença entre a nossa forma de viver e a deles, por que acreditarão em nós quando dissermos: “Salvai-vos desta geração perversa” (At 2:40)?

Se, como eles, supervalorizamos a aparência e a saúde física, expondo nosso narcisismo nas redes sociais, por que acreditarão quando dissermos que “gememos, desejando sermos revestidos da nossa habitação celestial” (II Co 5:2)?

Se andarmos em trevas, por que acreditarão que somos filhos da luz (I Ts 5:5)?

Se formos rudes e arrogantes, por que acreditarão que somos discípulos daquele que disse: “Sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29)?

Que possamos aprender pelo fracasso de Ló, e termos um testemunho forte entre o mundo. Que nossa prática seja coerente com nossa pregação!

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra” (Cl 3:1-2).

Amanhã, se Deus permitir, pensaremos sobre o aspecto agradável e precioso da promessa divina: “Não a destruirei por amor dos dez”.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?