Saturday 17 April 2021

O Cordeiro e Seus selados (a) — Meditações 370

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Sábado, 17/04/2021

O Cordeiro e Seus selados (a) — Meditações 370

Dando sequência ao nosso estudo sobre como o Apocalipse revela a Pessoa bendita de Cristo, chegamos ao cap. 14, onde encontramos a segunda descrição dos cento e quarenta e quatro mil selados (a primeira foi em 7:1-8).

A cena que abre o cap. 14 parece ser posterior à Tribulação, mas provavelmente anterior à visão do Cordeiro e Seus servos que vimos no cap. 7 (7:13-17). O Senhor está no Monte Sião, tendo acabado de retornar à Terra para estabelecer o Seu reino, e estes cento e quarenta e quatro mil estão com Ele.

O Cordeiro

Nosso amado Salvador é mencionado três vezes neste trecho: João começa descrevendo “o Cordeiro sobre o monte Sião” (v.1), depois fala daqueles que “seguem o Cordeiro” porque “foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro” (v. 4). A cena é de exultação e vitória. O local é Jerusalém (Sião é um dos cinco montes sobre os quais Jerusalém foi construída). Uma voz do Céu, “como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão”, acompanhada de harpistas “que tocavam com as suas harpas” (v. 2), está cantando um novo cântico.

Repare que o cântico é entoado no Céu (v. 3), mas é ouvido aqui na Terra! Como escreve Allen: “O trono do governo do Universo (5:2-11) agora está ligado com o monte Sião em Jerusalém … e um coro de louvor, nunca ouvido antes, une a Terra e o Céu”.

Pense um pouco na glória desta cena, e lembre de como o Salmo 2 descreve a revolta dos homens contra o Cordeiro: “Os reis da Terra se levantam, e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o Seu ungido”, e como o mesmo Salmo descreve a vitória final do Cordeiro: “Eu, porém, ungi o Meu Rei sobre o Meu santo monte de Sião … Bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam.”

Consolemo-nos com esta certeza bendita hoje: Ele vem em glória, para estabelecer um reino eterno de paz e justiça!

Os selados 

Comparando este trecho com 7:1-8 (que se refere ao início da Tribulação), repare a repetição do seu número. No início da Tribulação, são cento e quarenta e quatro mil — sete anos depois, o número é exatamente o mesmo. Nem um deles se perdeu durante os sete anos terríveis da Tribulação (por isso foram selados logo no início; 7:3)! Apesar de todos os esforços da Besta e dos seus seguidores, todos estão aqui no final daquele período, vivos e seguros, protegidos pelo poder do Cordeiro!

O trecho apresenta sete descrições destes selados:

a) Eles têm o nome de Deus nas suas testas;
b) Foram comprados da Terra;
c) Estes não se contaminaram com mulheres,
d) Estes seguem o Cordeiro por onde quer que vá;
e) Estes foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro;
f) Na sua boca não se achou engano;
g) São irrepreensíveis.

Como é comum em grupos de sete na Bíblia, este também se divide em dois grupos menores, de quatro e três. Na verdade, há pelo menos duas maneiras diferentes de dividir estes sete em quatro e três:

a) Usando a palavra “estes” — Repare que as três descrições centrais desta lista (todas no v. 4) começam com a palavra “estes”, repetida três vezes naquele versículo, enquanto que as duas primeiras e as duas últimas não começam assim.

b) Usando o tempo dos verbos — Três verbos nesta lista estão no tempo presente (o primeiro, o central, e o último), enquanto que os outros quatro estão no passado.

Amanhã, se Deus permitir, pensaremos resumidamente sobre estas sete descrições, e como elas realçam a glória futura do Cordeiro e dos Seus.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?