Sunday 25 April 2021

Inimigos do Cordeiro (Ap 14:9-11) — Meditações 378

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Domingo, 25/04/2021

Inimigos do Cordeiro (Ap 14:9-11) — Meditações 378

Como temos visto em finais-de-semana passados, Apocalipse fala muito sobre nosso amado Salvador, principalmente usando a figura do Cordeiro. A referência ao Cordeiro aqui no cap. 14 é curta, mas apresenta a mesma justiça inexorável que já vimos no final do cap. 6. Este trecho pequeno, mas solene, mostra o destino eterno e imutável daqueles que rejeitaram o Cordeiro: serão atormentados “com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite.”

Considere alguns detalhes revelados sobre estes inimigos do Cordeiro.

A culpa que tem 

O trecho começa e termina repetindo o erro duplo destas pessoas: eles (i) adoram a besta e a sua imagem e (ii) recebem o sinal da besta. São pessoas que fizeram uma escolha clara e consciente; e por isso serão condenados. Não são inocentes nem ingênuos — rejeitaram o Cordeiro e escolheram a besta.

A condenação que sofre 

São mencionados quatro detalhes sobre a condenação que eles sofrem:

a) impiedosa — terão que beber do vinho da ira de Deus, “que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira”. Tantas vezes já na História, a ira de Deus tem sido manifestada, mas sempre temperada pela Sua misericórdia. Mesmo quando destruiu o mundo pelo Dilúvio, a misericórdia de Deus foi vista na salvação de Noé e sua família, e no arco celeste. Mas a condenação eterna dos ímpios será como beber o cálice da ira de Deus sem qualquer mistura ou diluição. Ao rico foi negada uma gota de água para aliviar o seu tormento (Lc 16:24). Como será terrível a condenação dos ímpios!

b) intensa — serão atormentados com fogo e enxofre. Cada uma das três palavras destacadas parece aumentar a intensidade do seu sofrimento!

c) infinda — “e a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre”.

d) ininterrupta — “e não tem repouso nem de dia, nem de noite”. Não só é um tormento que não tem fim — também não tem interrupção nem intervalo para descanso!

A confirmação do seu juízo 

A menção do Cordeiro neste contexto é curta, porém importante: o tormento eterno dos ímpios será “diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. Isto é, Ele é testemunha do juízo que recebem, confirmando e concordando ele. Como Allen (comentário Ritchie) explica, a preposição grega não quer dizer que Ele contempla com “prazer o castigo. Isto é totalmente contrário à passagem”. O texto indica “simplesmente que o juízo cai sobre eles no alcance da visão, ou diante dos olhos, dos santos anjos e do Cordeiro ... O juízo é eterno, mas não o visualizá-lo.”

Conclusão

Mas o que tudo isto tem a ver conosco? Não estamos livres da ira do Cordeiro?

Sim — louvado seja Deus por isso. Mas a constante contemplação da misericórdia e da graça de Deus podem diminuir nossa apreciação do juízo de Deus. Podemos começar a pensar tanto na bondade do Senhor, que quase achamos que tudo ficará bem para todo mundo no final, e que até os que morrem em seus pecados receberão alguma misericórdia de Deus. Podemos exaltar tanto a Sua graça (sublime graça!) a ponto de considerarmos Sua justiça apenas como um mal necessário!

O quadro apresentado nestes versículos é realmente solene. Os inimigos do Cordeiro sofrerão um castigo merecido, terrível e eterno, e atestado pelo próprio Cordeiro a quem perseguiram. Que cada leitor já salvo considere a seriedade e solenidade do castigo eterno dos ímpios, para que sejamos movidos a pregar com mais intensidade o Evangelho. E que possamos hoje louvar ao Cordeiro pela Sua morte, e também pela beleza da Sua justiça!

Como diz o Cântico do Cordeiro em Apocalipse 15: “Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o Teu nome, ó Senhor? Pois só Tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de Ti, porque os Teus atos de justiça se fizeram manifestos.”

“Sião ouve e se alegra, as filhas de Judá se regozijam, por causa da Tua justiça, ó Senhor” (Sl 98:8).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?