Friday 30 April 2021

O dedo de Deus — Meditações 383

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Sexta-feira, 30/04/2021

O dedo de Deus — Meditações 383

É comum a Bíblia atribuir aspectos físicos humanos a Deus (um conceito chamado antropomorfismo), falando dos Seus olhos, Seu rosto, etc.

Um exemplo muito comum é a expressão “mão de Deus” (ou “do Senhor”), que ocorre quase 50 vezes na Bíblia, e fala do poder de Deus em ação. A “mão” de Deus representa aquilo que Ele faz, e ilustra o poder, a capacidade e a habilidade que estão por traz destas ações.

Semelhante, mas usada com muito menos frequência, é a expressão “o dedo de Deus”, que só ocorre três vezes no VT, e uma no Novo. Esta expressão também revela o poder de Deus em ação, mas de forma mais detalhada do que a Sua “mão”. A “mão” é mais forte, abrangente; o “dedo” é mais detalhado, preciso.

Lemos de três coisas relacionadas ao dedo de Deus:

a) Juízo contra os desobedientes (Êx 8:19). Quando os magos egípcios viram uma praga que não conseguiram imitar com suas mágicas, “disseram os magos a Faraó: Isto é dedo de Deus.” Reconheceram que estavam diante de um poder maior do que qualquer coisa que conheciam, algo inexplicável e sobrenatural — era o dedo de Deus!

b) Instrução para os discípulos (Êx 31:18 e Dt 9:10). Quando Moisés subiu ao monte Sinai, diz a Bíblia que Deus “deu a Moisés … as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Já pensou que privilégio? Ter uma cópia da Lei manuscrita, com cada letra desenhada pelo próprio dedo de Deus? Mas aquelas tábuas foram quebradas por causa da desobediência de Israel, e o povo perdeu para sempre este enorme privilégio (houve outras tábuas da Lei com as mesmas palavras, mas há diferenças importantes entre a primeira cópia e a segunda).

c) Livramento para os oprimidos (Lc 11:20). Quando o Senhor Jesus esteve aqui, Ele disse: “Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus”. O poder das trevas é assustadoramente forte (se comparado com o nosso poder) — mas o dedo de Deus anula os exércitos das trevas!

Irmãos, meditemos hoje no dedo de Deus. Em relação aos inimigos dEle, basta Deus levantar um dedo, e os poderosos deste mundo se confundem e são derrotados. Em relação à nossa instrução, reconhecemos a Sua condescendência em revelar a nós a Sua verdade, saindo da Sua boca e sendo revelada na Sua Palavra pelo Seu dedo, usando autores humanos. E em relação às aflições e tribulações que enfrentamos enquanto estamos neste mundo, as Escrituras e a nossa experiência revelam “a mão do Senhor, que é forte” (Js 4:24) — e como é precioso olhar para um livramento que recebemos e discernir, entre as circunstâncias e “coincidências” da vida, o dedo de Deus em ação! Na hora certa, na medida certa, agindo a nosso favor.

Que possamos repartir a experiência de Esdras, que disse: “Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais … que estendeu para mim a sua benignidade perante o rei e os seus conselheiros e todos os príncipes poderosos do rei. Assim me animei, segundo a mão do Senhor meu Deus sobre mim.” (Ed 7:27-28)


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?