Monday 26 April 2021

Jacó e Berseba — Meditações 379

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Segunda-feira, 26/04/2021

Jacó e Berseba — Meditações 379

Após a pausa do fim-de-semana para considerar Cristo no Apocalipse, voltamos a pensar em Jacó e seus três grandes encontros com Deus. Tendo já considerado Betel e Peniel, resta apenas Berseba. 

Jacó agora estava com 130 anos — um homem maduro, bem diferente daquele que encontrou o Senhor pela primeira vez em Betel, mais de 50 anos antes.

Quando Jacó chegou em Berseba, e antes que o Senhor lhe aparecesse, ele ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. É a primeira vez que lemos dele oferecendo um sacrifício a Deus (veja nota no final). É verdade que demorou, mas que bom ver o amadurecimento deste servo. Em Betel ele estava preocupado em garantir alguma coisa do Senhor para si, e a sua oferta do dízimo foi condicionada à fidelidade do Senhor: se o Senhor o abençoasse, ele daria o dízimo. Aqui, porém, ele aproxima-se do lugar onde Abraão e Isaque haviam morado, o lugar de onde ele partira na sua primeira viagem 53 anos antes, e ele voluntariamente oferece sacrifícios (repare o plural) ao Deus de seu pai Isaque.

Irmãos, com quem nos parecemos mais? Com o Jacó de Betel, ou o Jacó de Berseba? Estamos mais preocupados em saber o que Deus vai nos dar, ou nossa alegria é oferecer a Ele daquilo que Ele já nos deu? Somos sacerdotes espirituais, que oferecem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio do Senhor Jesus? Ou somos apenas pedintes? “A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá” (Pv 30:15). “Que darei ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo?” (Sl 116:12).

Pela primeira vez na vida de Jacó, Deus lhe diz: “Não temas”. Tanto Abraão (Gn 15:1) quanto Isaque (Gn 26:24) ouviram estas palavras do Senhor — agora é a vez de Jacó. E o interessante é que, justo agora, Jacó não teria realmente tantos motivos para ter medo. Em Betel, quando fugia de Esaú, ou em Peniel, quando voltava para encontrar-se com ele depois de vinte anos, ele tinha muitos motivos para ter medo (antes do encontro em Peniel ele confessou isto abertamente; 32:11).

Mas foi apenas aqui, já perto do final da sua vida, e numa situação não tão assustadora, que Deus lhe diz: “Não temas.” E que consolo Deus dá ao Seu servo. “Não temas descer ao Egito, porque Eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir …” Jacó não iria sozinho — o Senhor iria junto com ele.

Deus, na Sua misericórdia, conhece as nossas fraquezas, e está sempre pronto a nos animar. E o verdadeiro ânimo que precisamos é o que Jacó recebeu aqui — não a promessa de que não teremos aflições, mas a promessa de que o Senhor não nos deixará enfrentá-las sozinhos!

Melhor descer ao Egito com Ele, do que ficar em Berseba sozinho — melhor andar pelo vale da sombra da morte com Ele, do que descansar sozinho em pastos verdejantes!

Apreciamos a Sua presença? Cremos na Sua promessa? Ele disse: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13:5). Certamente, isto basta!

Senhor, afasta o nosso medo, e ajuda-nos a confiar somente em Ti!

_________________ 
Nota: Não estou afirmando que esta foi a primeira vez que ele ofereceu um sacrifício a Deus, mas sim que aqui em Berseba é a primeira vez que a Bíblia nos diz que ele fez isto. Duas vezes lemos de altares que ele edificou (em Siquém e em Betel — 33:20 e 35:7), com certeza para oferecer sacrifícios, e é praticamente certo que ele sacrificou ao Senhor também em outras ocasiões. Mas Deus quis mencionar sacrifícios apenas aqui, perto do final da sua vida.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?