Tuesday 6 April 2021

Guardado — Meditações 359

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Terça-feira, 06/04/2021

Guardado — Meditações 359

Em I Pedro 1:4-5 temos duas vezes a palavra “guardado” (nas versões ACF e ARC). O jogo de palavras, em português, é interessante: nós fomos gerados de novo por Deus “para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos Céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo”.

Nossa herança está guardada nos Céus para nós, e nós estamos guardados até possuirmos esta herança! Que garantia segura temos!

Nossa herança é descrita por três palavras: incorruptível (não perde seu valor), incontaminável (não perde sua pureza), e que não se pode murchar (não perde seu brilho). Este tesouro inabalável não foi entregue em nossas mãos, nem está num banco em algum lugar da Terra — está guardado lá nos Céus. Para alguém tirá-lo de nós, seria necessário invadir a habitação celestial e roubar de lá aquilo que Deus separou para ser nossa herança futura. A chance disto acontecer é menos do que nada!

“Sim”, diz alguém; “Ninguém pode atingir a herança, mas o herdeiro é muito vulnerável!”

Na realidade, não! Nós, que fomos feitos herdeiros pela fé, estamos guardados no poder de Deus para recebermos a consumação da nossa salvação. A verdade aqui é a mesma de João cap. 10: “As Minhas ovelhas”, disse o Senhor Jesus, “ouvem a Minha voz … e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão do Meu Pai” (Jo 10:28-29).

Todas as possibilidades foram consideradas, e não foi deixada nenhuma brecha por onde o inimigo poderia nos derrotar. Deus guarda a herança com Ele; Deus guarda os herdeiros pelo Seu poder. O que temeremos?

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? … Porque eu estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8:31-39)


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?