Thursday 8 April 2021

Pior que o infiel — Meditações 361

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quinta-feira, 08/04/2021

Pior que o infiel — Meditações 361

A meditação de ontem pode ter dado a impressão que a família natural não deve ser prioridade para o salvo — será que um cristão que mora com familiares não salvos poderia desprezá-los? Vejamos o outro lado da moeda.

Escrevendo a Timóteo, Paulo diz: “Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (I Tm 5:8).

Pior que o infiel — que condenação pesada!

A palavra aqui traduzida “pior” é usada na Bíblia em outras dez ocorrências, falando de coisas piores do que outras (Mt 9:16; Mc 2:21;) e situações piores do que outras (Mt 12:45; 27:64; Mc 5:26; Lc 11:26; Jo 5:14; II Tm 3:13; Hb 10:29; II Pe 2:20). Esta é a única vez na Bíblia que ela é usada para comparar duas pessoas.

Quanto mais meditamos nestas palavras, mais nos impressiona o peso da condenação. Imagine — um filho de Deus sendo descrito (por Deus mesmo, na Sua Palavra) como “pior que o infiel”!

E qual é o grande erro que merece esta condenação tão pesada? “Não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família” (literalmente, “casa” ou “lar”). Parece pouco — mas Deus dá importância às responsabilidades que temos para com outros.

Um pai de família provendo o sustento do lar; uma mãe cuidando do ambiente espiritual em que seus filhos estão sendo criados; filhos preocupados em honrar os pais e amar seus irmãos e irmãs — todos nós temos “os seus” com os quais devemos estar preocupados. E cumprir esta responsabilidade é agradável a Deus!

Alguns fazem juras públicas de amor, mas na hora “h” se omitem. Que não sejamos apáticos egoístas, mas auxiliadores esforçados! Que possamos dar um bom testemunho pela nossa preocupação com as necessidades dos que nos cercam.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?