Wednesday 21 April 2021

Jacó encontra com Deus — Meditações 374

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quarta-feira, 21/04/2021

Jacó encontra com Deus — Meditações 374

A vida de Jacó é cheia de instruções para nós. Apesar de Abraão ser mais falado e conhecido, Gênesis realmente ocupa mais espaço com a narrativa de Jacó e sua família do que com Abraão ou Isaque (a enciclopédia ISBE afirma que “Jacó é mencionado com mais frequência do que qualquer outro na história sagrada”).

Comparando a vida dos três patriarcas, veremos que Jacó foi o mais humano deles, aquele com o qual mais facilmente nos identificamos. Abraão é conhecido como “o pai da fé”; Isaque foi outro gigante, apesar de discreto (a sua submissão voluntária à morte em Gênesis 22 é impressionante); quanto à vida de Jacó, porém, Deus quis nos revelar mais falhas e tropeços do que acertos. Ele parece mais conosco. Podemos desejar ter a fé de Abraão, ou a comunhão e submissão de Isaque — confessamos, porém, que somos inconstantes como Jacó e Israel.

Três lugares

Há três lugares onde Jacó teve comunhão com Deus duma forma mais intensa: Betel (Gn 28), Peniel (Gn 32) e Berseba (Gn 46), nesta ordem. Estes três acontecimentos podem ser considerados juntos porque interromperam as três grandes viagens da vida de Jacó:

a) Sua primeira viagem mencionada na Bíblia foi da casa de Isaque até a casa de Labão, fugindo de Esaú.

b) Vinte anos depois ele voltou de Harã para Hebrom, fugindo de Labão.

c) Trinta e três anos depois, fugindo da fome em Hebrom, ele viajou de Hebrom para Gósen, no Egito (sua última viagem).

Todas essas viagens foram viagens necessárias e “estressantes” — e em todas elas, o Senhor veio ao encontro de Jacó (a iniciativa foi sempre do Senhor). Todos esses três encontros foram à noite — todos resultaram em bênção e ânimo para Jacó.

Como é animador ver este cuidado do Senhor com Jacó, e lembrar da afirmação preciosa do Salmo 34: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Sl 34:17-19). Jacó enfrentou situações de intensa preocupação e medo — mas o Senhor aproximou-Se dele para confortá-lo.

Você está abatido e desanimado? Está apreensivo ou assustado quanto ao futuro? Você está passando um período de “noite” na sua vida espiritual? Procure ouvir a voz do Senhor na Sua Palavra. Aproveite o livre acesso que temos ao trono da graça nesta dispensação (privilégio que Jacó não teve), e fale com Ele em oração. A qualquer hora do dia ou da noite, Ele está pronto a te ouvir e atender!

Quando você enfrenta emoções que são fortes demais para você, esteja atento às manifestações do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Serão ocasiões inesquecíveis na sua vida!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?