Sexta-feira, 16/04/2021
Por amor dos dez — Meditações 369
Ontem pensamos na promessa de Deus a Abraão (“Não a destruirei por amor dos dez”; Gn 18:32), e como ela revela o fracasso de Ló. Mas estas quatro pequenas palavras revelam também a misericórdia de Deus, e o privilégio dos salvos.Que conforto sentimos ao ler estas palavras e meditar na alegria que Deus tem no Seu povo! Sodoma era um lugar terrível. Quando Ló mudou para lá, a Bíblia disse: “Eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor” (13:13). Alguns anos depois, Deus acrescentou: “O seu pecado se tem agravado muito” (18:20). Era um lugar terrível — a prova mais eloquente disto foi o juízo divino que caiu sobre ela. Quantos lugares terrivelmente depravados existem hoje; mas quantos deles já foram destruídos com fogo e enxofre? Sodoma permanece até hoje como símbolo de pecado arrogante e imundo. (Neste contexto, como é triste ver que a perversão descrita pelo adjetivo e pelo substantivo derivados do nome desta cidade é aceita pelo mundo ocidental como “normal”!)
Não havia (pelo menos naqueles dias) lugar pior que Sodoma. Mesmo assim, Deus prometeu poupar a cidade se houvesse dez justos ali. “Por amor dos dez”, disse o Senhor, até Sodoma seria poupada, e teria mais tempo para se arrepender!
Que precioso pensar na influência que os salvos podem ter, como sal da Terra. Que confortante entender o valor que Deus dá àqueles que procuram honrá-lO e servi-lO! “E eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para Mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho” (Ml 3:17).
O mundo se afasta rapidamente de Deus, e entesoura ira para o dia da ira (Rm 2:5); mas, “por amor dos dez”, Deus ainda espera, dando tempo para que se arrependam! Que possamos reconhecer nossa responsabilidade de sermos sal e luz entre as trevas que nos cercam, e louvar a Deus porque Ele nos fez agradáveis a Si no Amado (Ef 1:6).
© 2021 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment