Thursday 22 April 2021

Jacó e Betel — Meditações 375

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quinta-feira, 22/04/2021

Jacó e Betel — Meditações 375

Ontem pensamos, em termos gerais, sobre três lugares onde Jacó teve comunhão com Deus. O primeiro deles foi chamado Betel.

Naquela ocasião, Jacó não era mais um moço, mas sim um senhor com mais de setenta anos de idade (provavelmente perto de setenta e sete!). “Jurado de morte” por Esaú, ele estava fugindo para salvar a sua vida.

Além disso, ele ia para Harã com a missão de encontrar uma esposa. Não é difícil imaginar como estaria o coração de Jacó naquela noite ao chegar a Betel. Após viajar mais de 60 km desde Berseba, quantas dúvidas e incertezas o atormentavam ao deitar-se para dormir naquela noite!

E o Senhor então Se revelou a ele. No seu sonho Jacó viu “uma escada posta na Terra cujo topo tocava os Céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; e eis que o Senhor estava em cima dela”.

Certamente há coisas profundas nesta visão, mas uma lição simples todos podemos apreciar: Deus revelou a Jacó que o Criador interessa-se pelos assuntos das Suas criaturas, e envolve-se neles. O Céu não é visto aqui como a habitação inacessível de Deus, mas como o lugar de onde Deus controla os negócios dos homens aqui na Terra.

A escada prefigura o Senhor Jesus, conforme aprendemos de João 2:51. O abismo criado pelo pecado foi transposto pelo Senhor por meio do Seu sacrifício, abrindo novamente o caminho aos Céus. Deus interfere nos negócios humanos, e envia Seus anjos aqui na Terra para ministrar “a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 2:14).

Como deve ter sido animador para Jacó ouvir as preciosas promessas que Deus lhe fez em Betel! Vendo a aflição e angústia do Seu servo, Deus o confortou.

Nós também precisamos ter esta visão do Senhor. Precisamos entender que nada acontece aqui na Terra sem a Sua permissão, e que nada (jamais!) foge do Seu controle. Precisamos entender que Deus envia Seus anjos para servirem a nosso favor enquanto atravessamos este deserto. Precisamos entender que o Senhor está conosco, e não nos deixará até que tenha nos levado seguros ao Céu (veja Gn 28:15).

Me toma nos braços, me cerca de amor,
Me leva seguro ao fim;
Ampara, protege, e afasta o temor,
E nunca desiste de mim!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?