Tuesday, 3 May 2022

A bênção divina

O final de Números cap. 6 provavelmente seja a parte mais citada deste livro:


“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de  ti; o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê paz.” (Nm 6:24-27).


Como escreveu J. Stubbs (Comentário Ritchie), “a bênção se dispõe primeiramente em três pares, sendo a segunda, em cada caso, uma aplicação da primeira”.


O primeiro par (“abençoe” e “guarde”) fala da proteção divina. “O Senhor te abençoe e te guarde”. Não há segurança maior do que ser guardado por Deus!


O segundo par (“resplandecer o rosto” e “misericórdia”) fala do perdão divino; Deus sendo favorável ao Seu povo devido à Sua misericórdia: “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de  ti”. A figura é de Deus com o rosto alegre e iluminado (não sombrio ou carregado), agindo em misericórdia.


Finalmente o terceiro par (“levante o Seu rosto” e “paz”) destaca a paz divina: “O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz”. Novamente o rosto do Senhor é mencionado — não resplandecendo, agora, mas levantado. Isto é, Deus tendo interesse em nós, interessado no nosso progresso, dando-nos paz!


Que este seja nosso alvo hoje. Não ganhar riquezas ou prazeres terrenos, mas desfrutar da proteção divina, do perdão divino, e da paz divina!


Amém.





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?