Tuesday 31 May 2022

Contristados


Você certamente ama o Senhor, como Pedro apresenta no início da sua epístola: “… ao qual, não O havendo visto, amais; no qual, não O vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo indescritível e glorioso” (I Pedro 1:3-8). Amamos o Senhor, e nos alegramos nEle com “gozo indescritível e glorioso”!


Mas a parte inicial deste trecho apresenta um aspecto mais solene do nosso relacionamento com o Senhor — as tribulações. Repare uma pequena frase no meio desta longa oração: “sendo necessário que estejais por um pouco contristados com várias provações”. Ela nos ensina que:


  1. Ser provado é necessário, não opcional;
  2. É por um pouco — logo passará;
  3. São várias provações — não uma prova só;
  4. E é necessário que sejamos contristados pelas provações.


É este último ponto que nos assusta mais. Há provações que “tiramos de letra”, sem problema algum; mas há outras que nos levam ao fim das nossas forças. E essas provas mais intensas são as mais úteis e eficazes.


Muitos salvos novos tem a impressão romântica de que todo cristão forte sempre canta louvores a Deus, mesmo na pior provação (como Paulo e Silas na cadeia); mas não podemos esquecer que Paulo disse aos coríntios: “fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar” (II Co 1:8). O grande Elias clamou pedindo a morte (I Rs 19:4), e mesmo Jó (o grande exemplo de sofrimento), que no início do livro mostrou quão forte era a sua fé, desanimou com o passar dos dias.


Para que eu esteja em condições de louvar a Deus como Ele deseja, é necessário que minha fé seja provada — e algumas vezes a prova será tão intensa que ficarei contristado, até o ponto de chorar na presença de Deus e dizer: “Senhor, não aguento mais; ajuda-me!”


Talvez alguém que lê estas palavras sente-se contristado — confie em Deus, que está vigiando a fornalha e sabe a hora certa de trazer o livramento. Alegre-se na expectativa de poder louvá-lo melhor depois destas experiências. Entenda que é necessário que seja assim, e tome alento — é por pouco tempo!


“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5).




© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?