Há pessoas que gostam de viver correndo — outras preferem fazer tudo de forma calma, sem pressa. Mas o povo de Israel não tinha muita escolha (pelo menos em relação às suas viagens durante os 40 anos no deserto)!
Lemos em Números 9 que “segundo a ordem do Senhor, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do Senhor se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados” (Nm 9:16-23). O plano era muito simples: era só olhar para a nuvem e seguir a orientação de Deus através dela. Mas você já pensou nos detalhes práticos relacionados com isto?
O v. 22 do trecho citado diz: “Quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam.” A frase em negrito acima chama nossa atenção — quanta diferença há entre dois dias e um ano!
Para os calmos, dois dias seriam um transtorno absurdo. “Não acredito! Chegamos ontem, e já vamos partir? Nem deu tempo de organizar a minha tenda ainda! As coisas estão empacotadas, tudo uma bagunça, e a nuvem já se moveu! Assim não dá!”
Para os apressados, um ano inteiro seria um martírio! “Gente, não vamos andar mais? Vamos apodrecer neste lugar? Estamos há séculos aqui, e nenhum sinal da nuvem se mover! Assim não dá!”
Imagino que muitos “Assim não dá” foram ouvidos naqueles anos no deserto. Mas Deus tinha o Seu cronograma, e todos precisavam segui-lo, para o bem de todos.
Lembremos sempre disto. Seja na minha vida pessoal ou na igreja de Deus, a velocidade com que as coisas acontecem nem sempre será do meu agrado. Mas que possamos tentar sempre andar no mesmo passo que o Senhor, entendendo que o tempo dEle é sempre perfeito.
Quer sejam dois dias, quer seja um ano!
© 2022 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment