Thursday 19 May 2022

Salmo 23 (f)

Chegamos ao último versículo do Salmo do Pastor: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para sempre!”


Que final precioso para um Salmo precioso! O salmista começou o Salmo falando que nada lhe faltaria — agora ele termina com a convicção de que chegará seguro ao destino eterno!


Numa conferência aqui, anos atrás, o irmão Terry sugeriu que o primeiro versículo seria uma introdução do Salmo, e este último a conclusão. Devido ao cuidado incessante e abundante do Bom Pastor (que foi detalhado no decorrer do Salmo) a ovelha tem a certeza absoluta que tanto “bondade” quanto “misericórdia” estarão acompanhando-a na viagem — todos os dias! Não esporadicamente, nem mesmo frequentemente, mas diariamente!


Ah, como é importante tentar apreciar a ajuda destas duas companheiras de viagem! Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, no vigor da juventude e no ocaso da vida, às margens das águas tranquilas e no vale da sombra da morte — elas estão conosco sempre!


Nem sempre mantenho comunhão com elas; nem sempre agradeço pelo alívio que trouxeram no decorrer do dia; nem sempre percebo que elas estão me acompanhando. Mas quando chegar no Lar, certamente o Senhor me mostrará o quanto a Sua bondade e a Sua misericórdia me ajudaram no caminho. Certamente verei que nos dias de luta, quando cheguei a pensar que Ele se esquecera de mim, realmente Ele estava me provando com muita bondade e misericórdia! Como no famoso poema das pegadas na areia, provavelmente verei que nos dias mais amargos, quando achei que estava sozinho, foram estas companheiras que me carregaram no colo até que minhas forças voltassem!


Procure amostras da bondade e da misericórdia do Senhor na sua vida hoje! Está muito frio — mas tenho vestuário e uma casa onde me abrigar! Lembro de dias melhores do que hoje — mas lembro também de dias muito piores! Sim, certamente  a bondade e a misericórdia estão me seguindo todos os dias da minha vida!


Todos os dias … que precioso! E melhor ainda é ver o final do Salmo: habitarei na Casa do Senhor para sempre! É isso que te aguarda, cristão! Teu destino não é a morte, muito menos a sepultura — teu destino é a habitação celestial. Nosso Pastor disse, antes de deixar este mundo: “Voltarei, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (Jo 14:3); “e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Ts 4:17).


Que possamos meditar com fé e inteligência espiritual neste Salmo tão precioso.


O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará;

Certamente a bondade e a misericórdia

Me seguirão todos os dias da minha vida;

E habitarei na Casa do Senhor para sempre!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?