Friday 13 May 2022

O Pastor do Salmo

Dois anos atrás meditamos juntos sobre o Salmo 23. Há poucas frases da Bíblia mais conhecidas do que aquela que inicia este Salmo: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará!” O que elas representam para nós?


Conta-se a história de um famoso ator de teatro que divertia sua plateia recitando poemas famosos. Dominando perfeitamente a arte da oratória, ele impressionava a todos que o ouviam.


Para encerrar, perguntou se alguém na plateia tinha um texto predileto, e um senhor idoso perguntou se seria possível recitar o Salmo 23. Conhecendo a vida e testemunho daquele velho, o ator disse: “Eu concordo, com uma condição; quando eu terminar o senhor também terá que recitar o mesmo Salmo”.


O velho concordou, e o ator então pediu uma Bíblia e leu o Salmo 23. Sua voz agradável, com dicção e entonação perfeitas, impressionaram a todos, que o aplaudiram de pé.


Quando todos se sentaram, o velho piedoso começou, com voz rouca e insegura: “O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...”


Aos poucos foi esquecendo-se da plateia, citando de cabeça as palavras tão sublimes desse Salmo. Falava com o coração e a alma — falava de coisas que conhecia na prática!


Ele se sentou, e houve silêncio — um silêncio reverente e solene. O famoso ator, que fora criado por uma mãe temente a Deus e era conhecedor da verdade, dirigiu-se à plateia com a voz embargada: “Meus amigos, a reação de vocês mostra a diferença que existe entre este nobre senhor e eu. Eu conheço o Salmo do Pastor — mas eu percebo que ele conhece o Pastor do Salmo!”


Irmãos e irmãs, que Deus nos ajude a conhecer o Senhor Jesus como o Bom Pastor que dá a Sua vida pelas ovelhas (Salmo 22 e João 10:11), o Grande Pastor que ressuscitou dentre os mortos (Salmo 23 e Hebreus 13:20), e o Sumo Pastor que está voltando com coroas para os Seus (Salmo 24 e I Pedro 5:4). Mas principalmente, que eu e você possamos dizer ao Senhor, no segredo da Sua presença: “Tu és o meu Pastor — nada me faltará!”





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?