Saturday 14 May 2022

Salmo 23 (b)

O Salmo do Pastor revela diversos aspectos de como o Pastor do Salmo cuida de nós:


a) “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará”. Em primeiro lugar lemos das necessidades diárias da nossa condição humana. Para sobreviver precisamos de alimento, vestuário, etc. — qual a fonte mais garantida destas coisas? Repare que o Salmista não diz: “Tenho um ótimo emprego; nada me faltará”; nem: “Tenho muitos amigos; nada me faltará”; ou: “Tenho muita força e disposição para trabalhar; nada me faltará”. É verdade que Deus muitas vezes usa estes meios para suprir as nossas necessidades — mas serão sempre meios, nunca a fonte do nosso sustento. Empregos se perdem, amigos falham, nossa força passa — mas se o Senhor é o meu Pastor, então nada me faltará! Estando com Ele, as coisas necessárias serão supridas.


b) “Deitar-me faz em verdes pastos”. Além das coisas temporais, temos necessidade de alimento espiritual. As artes humanas (músicas, filmes, amigos, comida saborosa, pensamentos elevados) fornecem alimento  passageiro para o nosso homem interior, mas só o Pastor nos conduz aos verdes pastos (alimento fresco e saudável), e nos faz deitar ali (isto é, nos satisfaz plenamente). Como H Smith enfatiza, a ovelha só deita no meio do pasto verdejante quando já comeu e está satisfeita. O alimento espiritual que o Senhor fornece é capaz de saciar nossa fome e nos fazer deitar e descansar, satisfeitos.


c) “Guia-me mansamente a águas tranquilas”. Águas turbulentas e barulhentas são rasas e cheias de pedras — águas tranquilas são águas profundas. “O Pastor acalma nossas almas e sacia a sede dos nossos espíritos com as coisas profundas de Deus, muito superiores às discussões barulhentas e rasas que ocupam os homens, e muitas vezes distraem o cristão”. O mundo que fique com suas discussões intermináveis, seu rancor e seu ódio — nosso Pastor, com terna mansidão, nos guia para águas tranquilas. Águas que acalmam nosso espírito agitado; águas que refletem nossa imagem, ajudando-nos a conhecer melhor a nós mesmos; águas que nos dão ânimo para continuar mais um dia!


Sim, o Senhor é o meu pastor; nada me faltará!


E assim, um dia de cada vez, descansamos nEle, aguardando a Sua volta!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?