Sunday 8 May 2022

Oferta de alimentos

Domingo passado pensamos no holocausto, uma oferta que tinha como característica singular o fato de tudo ser queimado sobre o altar. A segunda oferta mencionada em Levítico é a oferta de alimentos (ou manjares), e a característica que distingue esta oferta é que ela era sem sangue. Nesta oferta não eram oferecidos animais sobre o altar, mas alimento!


A oferta de alimentos não era oferecida sozinha, mas acompanhava as ofertas de animais (veja Nm cap. 15).  Se a morte de um animal simboliza a morte de Cristo, esta oferta sem sangue simboliza a vida do Senhor, e não a Sua morte; e o fato dela acompanhar as demais ofertas mostra que a morte de Cristo não pode ser separada da vida de Cristo. Se a vida dEle tivesse algum defeito, Sua morte ficaria manchada com este defeito. Ou, em outras palavras, Sua morte tem tanto valor porque foi a morte de alguém que viveu de forma perfeita! 


É interessante pensar na frequência da oferta de alimentos. Visto que ela era oferecida como acompanhamento de diversas outras ofertas, é bem provável que ela fosse a oferta mais frequente naqueles dias. Assim também a vida do Senhor ocupa muito mais espaço nos evangelhos do que Sua morte e ressurreição. Mesmo João, que ocupa mais espaço que os outros com os dois meses que cercam o Calvário, ainda dedica mais da metade do livro à vida perfeita deste Holocausto perfeito.


Isto tudo ilustra a perfeição da Sua vida. Sabemos que nossa culpa não foi expiada pela Sua encarnação, nem pelo Seu batismo e tentação, nem mesmo pela Sua agonia no Getsêmani e Seus sofrimentos nas mãos dos judeus e dos romanos — o problema do pecado foi tratado quando “o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos” (Is 53:6) na Cruz. Mas tudo que transcorreu desde a manjedoura até ao Monte das Oliveiras, quando Ele voltou ao Céu, foi necessário para esta obra da salvação.


É Sua morte que nos salva, mas esta morte não teria valor se não fosse pela Sua vida!


Ah, como precisamos meditar mais na vida perfeita do Senhor! Louvamos a Deus pela morte substitutiva de Cristo — mas Sua vida perfeita é uma parte integrante deste sacrifício, que precisamos conhecer melhor!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?