A Bíblia não foi escrita em capítulos e versículos; estes recursos tão úteis quando queremos dar uma referência de um trecho para outra pessoa, foram acrescentados muito tempo depois. Nem sempre entendemos por que alguns versículos são tão grandes, e outros tão pequenos; mas no caso de João 11:35, temos que aplaudir o discernimento do irmão responsável por esta divisão (um francês chamado Robert Estienne, século XVI) que deixou estas duas palavras sozinhas, formando um versículo inteiro: “Jesus chorou!” Na versão que uso, é o menor versículo da Bíblia — e em termos literários, é pequeno demais para ser um versículo!
Mas quando pensamos em quem é “Jesus” — quando pensamos que Ele chorou, comovido com a dor das duas irmãs que Ele amava — então percebemos que este é um dos maiores versículos da Bíblia! Estas duas palavras merecem ficar separadas dos versículos anteriores — quase diríamos que poderiam formar um capítulo inteiro!
Que estas duas pequenas palavras, e o oceano de verdade que elas contêm, possam ser como um bálsamo para nossas almas hoje.
© 2022 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment