Friday 6 May 2022

Fraco, mas forte

Quase todo mundo conhece as palavras de Paulo em II Coríntios 12:10: “Quando estou fraco, então sou forte”. Mas muitas vezes interpretamos mal estas palavras, como se elas mostrassem o segredo para descobrirmos a nossa própria força interior. Na realidade, é o contrário!


Para entender o que o Espírito diz através de Paulo, lembre do que Deus disse anteriormente ao apóstolo: “A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (v. 9). Repare a expressão: “… o Meu poder se aperfeiçoa …”


Ou seja, Deus não está dizendo: “Quando você for atribulado e enfraquecido, você descobrirá reservas de força que não conhecia — você verá o quanto você é forte!” Não! Deus está dizendo: “Quando você for atribulado a ponto de perceber que não há mais nenhuma força em você — nem força conhecida, nem oculta — então você verá a verdadeira força do Meu poder agindo em você!”


As vezes nos sentimos fracos, mas respiramos fundo, buscamos as últimas gotas de coragem, e avançamos. Fizemos bem, mas continuamos tão fracos quanto antes!


É melhor quando nos sentimos fracos, e o sentimento de fraqueza cresce até dominar todo o nosso ser. Não é um ataque de pânico (que acelera a respiração e provoca suor); é um sentimento frio, de medo, de impotência, que começa no coração e desce até a ponta dos pés. E quando abraçamos este medo — quando paramos de lutar contra ele, e clamamos: “Senhor, não tenho força nenhuma, nem uma mísera gota! Sou 100% fraco!” — então sentimos a paz de Deus inundando nosso coração. O medo vai embora, mas não é substituído por autoconfiança! Não desafiamos a tribulação, dizendo: “Venha! Faça o pior que conseguir; eu sou forte!” Ah, não! Somos fracos! Desviamos o olhar da tribulação, e fitamos somente os olhos do Pai, dizendo: “Senhor, tem misericórdia de mim! Conduz-me mansamente pelo vale da sombra da morte! Sem Ti estou perdido, mas contigo sou mais que vencedor!”


E assim vencemos. Porque descobrimos nossa força interior? Não! Porque descobrimos que nossa força é nada, e permitimos que o poder de Deus se aperfeiçoasse (tivesse livre curso) na nossa fraqueza! Descobrimos que quando estávamos fracos, Deus nos fez fortes!


“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (II Co 4:7)





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?